A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) do Amazonas comercializou, por meio do Balcão de Negócios Agropecuários, 61.860 toneladas de produtos no mês março deste ano, sendo 60 toneladas só de açaí in natura. A quantidade de produtos vendidos no mês passado é 32% maior que o mesmo período de 2016, quando foram comercializadas 46 toneladas de itens rurais.
O aumento nas vendas da produção rural está ligado, principalmente, à criação do Balcão de Negócios da ADS, que ajudou a facilitar a comunicação dos produtores com os principais comerciantes da capital, apontou o gerente de comercialização da ADS, Aldiney Cajueiro. “Com toda certeza, esse novo canal de comunicação tem contribuído significativamente para ajudar no escoamento dos produtos reduzindo os prejuízos dos produtores”, disse.
Ele disse ainda que o aumento da venda de determinados produtos ocorre por conta da sazonalidade das colheitas. “Março é um período típico da colheita do açaí e, antes, era um produto que ficava estocado em grande escala nas cooperativas rurais, mas, agora, com o Balcão de Negócios da ADS estamos conseguindo acelerar o escoamento”.
O Balcão de Negócios Agropecuários, atualmente, tem 25 produtores cadastrados. A grande maioria da região metropolitana. “Estamos expandido para outras cidades aos poucos e crescendo. Em breve vamos lançar uma plataforma que facilitará também o cadastro do produtor e a comercialização dos produtos.”, informa o gerente de comercialização.
Os produtos mais negociados no balcão são o pirarucu, macaxeira, açaí e polpa de frutas. “Estamos negociando, inclusive, com compradores do exterior. Já fomos procurados por empresas do Canadá, Panamá e Estados Unidos. Claro que a exportação depende de diversos fatores, mas é um grande passo para o produtor rural”, anunciou o presidente da ADS, Lissandro Breval.
Entre as missões do Balcão de Negócios Agropecuários é acabar com a figura do atravessador, apresentar produtos de qualidade e auxiliar no crescimento da produção agropecuária no Amazonas.
“Sem o atravessador é mais fácil conseguir lucro na produção rural. Por isso, socialmente o balcão faz essa função. Outro ponto que temos trabalhado bastante com nossos parceiros é a qualidade da mercadoria. Isso é muito importante para conquistar o mercado local e até o internacional, o qual estamos trabalhando para inserir os nossos produtos”, concluiu Lissandro Breval.
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