Manaus, 25 de junho de 2024
×
Manaus, 25 de junho de 2024

Saúde & Beleza

Mais de 75 mil doses foram aplicadas no ‘Dia D’ de Multivacinação em Manaus

A campanha de multivacinação foi antecipada no Amazonas por recomendação do Ministério da Saúde, após a notificação de caso de poliomielite.

Mais de 75 mil doses foram aplicadas no ‘Dia D’ de Multivacinação em Manaus

Vacinação (Foto: Semsa/Divulgação)

Manaus (AM) – O “Dia D” da Campanha de Multivacinação, promovido pela Prefeitura de Manaus, nesse sábado (20), teve como saldo a aplicação de 75.970 doses de vacina, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A mobilização contou com 229 pontos de atendimento distribuídos em todos os distritos urbanos, que funcionaram durante oito horas ininterruptas, das 8h às 16h, para alavancar os índices de cobertura vacinal do público de 0 a 14 anos na capital.  

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o resultado é excelente e se deve ao empenho dos 1,5 mil servidores envolvidos na ação e à resposta da população ao convite feito pelo município. “Agradecemos a todos, lembrando que seguiremos com a intensificação até a próxima quinta-feira, dia 25 de maio, esperando receber, em uma das nossas 171 salas de vacina, todos aqueles que não puderam levar suas crianças no sábado”. 

Segundo a secretária, devem ser levadas às unidades as crianças e adolescentes que deixaram de tomar qualquer dose das vacinas previstas e também as que se encontram no prazo para atualizar a caderneta de vacinação.

A campanha de multivacinação foi aberta de forma antecipada no Amazonas por recomendação do Ministério da Saúde, que considerou a notificação recente de um caso de poliomielite (paralisia infantil) no Peru, somada à baixa cobertura vacinal contra o vírus no Brasil, condições que elevam a vulnerabilidade da população à doença, que foi erradicada no território nacional em 1989. 

Em Manaus, a mobilização começou no último dia (13), com a oferta de todas as vacinas do calendário básico infantil e, ainda, das vacinas contra Influenza e Covid-19. Além da cobertura vacinal insatisfatória para poliomielite, o país registra quedas na vacinação das demais doenças imunopreveníveis, com índices abaixo do ideal de 95%.

Além da faixa etária de 0 a 14 anos, foram vacinados adultos que levaram os filhos aos pontos de atendimento e quem procurou individualmente as unidades para atualizar suas doses de vacina. 

Os endereços e os horários de funcionamento das 171 salas de vacina que seguirão atendendo o público durante a semana podem ser consultados no link http://bit.ly/salasdevacinamanaus. Nesses locais, estarão disponíveis as doses do calendário básico e também a vacina contra influenza, liberada para o público geral, a partir dos 6 meses de vida. 

Já os pontos de atendimento para a vacinação contra a Covid-19 para todos os segmentos estão listados nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook) e também no link http://localvacinacovid19

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: