Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Mais um município do AM decreta situação de emergência por conta da cheia

Com isso, já são 13 cidades do interior do Amazonas que declararam situações emergenciais ou de calamidade pública em razão dos alagamentos

Mais um município do AM decreta situação de emergência por conta da cheia

Rio Juruá. Foto: Reprodução

O município de Juruá é mais um que decretou situação de emergência na cidade em decorrência da cheia do rio Juruá e seus afluentes no interior do Amazonas. Nessa segunda-feira (22), o município de Tapauá também declarou emergência na região, porém, lá, a enchente é causada pela subida do rio Purús.

Com isso, já são cerca de 13 cidades do interior que já declararam situações emergenciais ou de calamidade pública em razão dos alagamentos e prejuízos às famílias. Os rios que apresentam aumento nos níveis são Juruá, Purús, Acre, Madeira e Ituxi.

Leia mais: No Amazonas, 12º município decreta emergência por conta da cheia dos rios

De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial dos Municípios (DOM), pelo prefeito Dr. Júnior (MDB), o quadro da cidade é de muita vulnerabilidade por conta da cheia, que vem causando diversos problemas no âmbito social e ambiental, como a degradação de vias e o desabrigo de famílias.

Por isso, a necessidade de adoção de providencias imediatas “capazes de minorar os prejuízos e evitar o comprometimento da segurança do patrimônio e dá população do município”.

No último dia 12 de março, a Prefeitura de Juruá publicou nas redes sociais que o prefeito esteve em reunião com o governador Wilson Lima (PSC) e o deputado Belarmino Lins (PP), além de outros prefeitos do Amazonas, para tratar de recursos destinados à compra de cestas básicas para os munícipes, que foram afetados pela cheia, e pela pandemia.