Manaus, 1 de junho de 2024
×
Manaus, 1 de junho de 2024

Cidades

Manaus começa a receber estoque de 900 urnas funerárias

Na quarta-feira, 29,  foram registrados 120 sepultamentos na capital amazonense.

Manaus começa a receber estoque de 900 urnas funerárias

Foto: Divulgação

Para evitar um colapso funerário em Manaus, o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado do Amazonas (Sefeam) divulgou, nesta semana, que o estoque de urnas estava baixo.

A entidade também alertou, que com a quantidade alta de enterros, o número de urnas poderia ficar comprometido e as pessoas poderiam ser enterradas em sacos plásticos.

O Sefeam anunciou que um lote com 100 urnas chegou na noite de quinta-feira, 30, em uma embarcação vinda de Santarém no porto Chibatão.

Está prevista a chegada neste domingo, 3, de 300 urnas vindas de caminhão e balsa de Porto Velho.

 

Leia mais: Brasil encerra abril com 5.901 mortes e mais de 85 mil casos de Covid-19

 

Na terça-feira, 5, outro carregamento com 400 urnas chegará a Manaus. No total, 985 caixões irão repor o estoque das funerárias.

“Com muita luta, os irmãos funerários de Manaus estão enfrentando esta crise. A eles nossas vibrações e respeito”, comentou o presidente do Sefeam, Manoel Viana.

De acordo com os dados da Prefeitura de Manaus, na quarta-feira, 29,  foram registrados 120 sepultamentos e três famílias fizeram a opção pela cremação.

Do total de óbitos, 32 foram em domicílio e 27 utilizaram o serviço do SOS Funeral.

Entre as causas de morte, 22 pessoas tiveram no atestado a confirmação para Covid-19. Outras 16 foram registradas como causa desconhecida ou indeterminada e mais 40 tiveram como causa de morte: síndrome, insuficiência ou parada cardiorrespiratória.

(*) Com informações do Sindicato das empresas Funerárias de Manaus