Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Manaus entra em situação de emergência devido à vazante do Rio Negro

O prefeito David Almeida assinou nesta quinta-feira (28), o decreto que institui situação de emergência, com validade de 90 dias.

Manaus entra em situação de emergência devido à vazante do Rio Negro

(Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom)

Manaus (AM) – O prefeito David Almeida (Avante) decretou situação de emergência nesta quinta-feira (28) devido à vazante do Rio Negro, que está afetando, principalmente, moradores ribeirinhos e que residem na área rural da capital amazonense.

A assinatura do decreto aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul. Segundo David Almeida, o decreto facilitará a realização de ações que busquem minimizar os danos à população. Nesta quinta, o Rio Negro atingiu a cota 16,11 metros.

“Amanhã já vamos entregar 60 barcos, botes com motores para as comunidades que serão afetadas. A nossa estimativa é furar 30 poços artesianos para levar água e essa água ficar permanente nessas comunidades, independente da estiagem, levar alimentos — essa é uma outra grande necessidade”, disse o prefeito.

O decreto será publicado, ainda hoje, no Diário Oficial do Município (DOM) e terá a validade de 90 dias.

Com o decreto, passa para 18 o número de municípios do Amazonas em situação de emergência. Além de Manaus, os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Tabatinga decretaram emergência.

 

LEIA MAIS: