Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Manaus registra cinco casos suspeitos de Sarampo

Manaus registra cinco casos suspeitos de Sarampo

A Semsa está intensificando a vacinação contra o sarampo em todas as 185 salas de vacina - Foto: Agência Brasil

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de sarampo em Manaus, sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O caso mais recente foi registrado no último sábado, 10.

A Semsa está intensificando a vacinação contra o sarampo em todas as 185 salas de vacina – Foto: Agência Brasil

Os possíveis portadores são crianças (duas do sexo masculino e três do sexo feminino), residentes na área territorial do Distrito Norte de Saúde, com idades que variam de quatro meses a um ano.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) tinha descartado dois casos notificados no Estado – um em Manaus e outro de Anori (a 195 quilômetros da capital), na sexta-feira, 9.

A Semsa está fazendo o acompanhamento dos casos e iniciando a ação de bloqueio, que consiste na investigação de todo o percurso feito pelo paciente, e que começa dois dias antes da notificação.

Os técnicos da secretaria observam, ainda, as pessoas com as quais o paciente teve contato, se houve deslocamento para fora da cidade e/ou bairro onde mora, caderneta de vacinação de todas as pessoas que tiveram contato com o doente, além de fazer a vacinação seletiva.

Reforço da vacina

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível, causada por vírus. É de notificação compulsória imediata. Desde o início da semana, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, está intensificando a vacinação contra o sarampo em todas as 185 salas de vacina, sendo 183 nas Unidades Básicas de Saúde do município e duas particulares.

Orientações à comunidade

A Semsa orienta a população a receber as equipes quando tiver início o trabalho de vacinação; que deixe à mão as cadernetas de vacinação dos moradores, principalmente das crianças; que siga as orientações recebidas dos técnicos; que informe, caso haja suspeita de sarampo ou rubéola em algum morador; e, no caso de pais com crianças menores de um ano de idade, que evitem locais de muita aglomeração, como shoppings, feiras, praças e etc.

 

*Com informações do site A Crítica (https://goo.gl/LX1sHF)