Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Estudantes exibem soluções tecnológicas em feira de inovação

Os alunos apresentaram 63 projetos nas áreas de eletrônica, mecatrônica e informática, que visam solucionar problemas do cotiano

Estudantes exibem soluções tecnológicas em feira de inovação

I Feira de Tecnologia e Inovação da FMM (Foto: Márcio Silva)

Com tema “Soluções inteligentes para a sociedade”, a Fundação Matias Machline (FMM) está realizando nesta quarta-feira, 11,  a I Feira de Tecnologia e Inovação.

Através de palestras, workshops e atividades culturais, a feira tem como objetivo discutir sobre o comportamento social perante as novas tecnologias, conceitos da Indústria 4.0 e a internet das coisas (IoT).

 

Os alunos desenvolveram dispositivos, sistemas e aplicativos para melhorar a produção no Amazonas (Foto: Márcio Silva)

Durante toda a manhã, alunos que estão finalizando o ensino médio apresentaram projetos que visam solucionar problemas do cotiano. Foram 63 projetos das áreas de eletrônica, mecatrônica e informática.

Do aproveitamento de goma de mascar para produção de borracha a criação de um sistema anti fadiga para motoristas de carga pesada, a feira revelou o potencial criativo e tecnológico do Amazonas.

Entre os projetos presentados está o ‘Sonore’, um jogo que de forma simples e lúdica ajuda na sociabilização, comunicação e desenvolvimento da fala de adolescentes com Síndrome de Down. As alunas Rayna Menezes, 18, Paula Quadros, 17 e Amanda Freire, 17 são as desenvolvedoras do aplicativo, durante 9 meses elas trabalharam no projeto.

 

Rayna e Amanda apresentaram o aplicativo ‘Sonore'(Foto: Márcio Silva)

“Desenvolver o aplicativo foi uma questão bem árdua, porque mudamos diversas vezes a jogabilidade dele, mas finalmente conseguimos um bom resultado. Tenho um familiar com Síndrome de Down e nós utilizamos o aplicativo com ele na fase de testes, e foi possível ver os resultados no processo de comunicação dele”, disse Amanda.

O estudante Flávio, foi um dos responsáveis pela criação do ‘Craspiscis’, um sistema supervisório de baixo custo, onde o produtor pode ter acesso a todos os dados de um viveiro de peixes, em tempo real pelo smartphone.

Atualmente, o custo de um sistema de monitoramento é de no mínimo R$2. 000, já o sistema desenvolvido pelos alunos da fundação foi de apenas R$220. 

Alunos exibem o ‘Craspiscis’, sistema supervisório de baixo custo (Foto: Márcio Silva)

“O nosso público alvo são empresários que estão sempre buscando melhorias de processos. A concepção da feira é pegar todas as estratégias, as táticas e o sucesso da indústria 4.0 e trazer para a sociedade, para aplicar em hospitais, em escolas, em órgãos púbicos e tornar todo esse cenário o mais tecnológico possível”, explicou o professor e coordenador da feira, Sandiego de Moraes.

É a primeira vez que a FMM realiza uma feira aberta ao público, a expectativa é que durante todo passem pela feira cerca de 5 mil pessoas entre alunos, ex-alunos, familiares, universitários, empresários e a sociedade em geral. 

O evento contou também com as palestras ‘Comportamneto Social perante as novas tecnologias’, ‘ Como as empresas estão se preparando para a indústria 4.0’ e ‘IoT- Internet das Coisas’. A programação está prevista até às 18:30h desta quarta-feira, a entrada é gratuita.

(Foto: Márcio Silva)