Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Manchete

Juíza manda Arthur Neto asfaltar as ruas do Distrito Industrial de Manaus

Juíza manda Arthur Neto asfaltar as ruas do Distrito Industrial de Manaus

Em sua defesa, o prefeito Arthur Neto disse à juíza que o município vem fazendo a manutenção da ruas do Distrito, mas a realidade é outra (Reprodução/Internet)

Da Redação

A juíza federal substituta da 3ª Vara Federal, Raffaela Cássia de Sousa, reconheceu a responsabilidade do Município nos problemas de infraestrutura do Distrito Industrial de Manaus e mandou o prefeito Arthur Neto (PSDB) asfaltar as ruas do local.   

Segundo o despacho da juíza, a decisão é direcionada aos bairros Distrito Industrial I e Distrito Industrial II, situados na Zona Leste da capital. A denúncia contra Arthur foi feita em 2016, pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), resultado de um antigo impasse  sobre de quem é a responsabilidade da manutenção da área.  

No ano passado, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) transferiu R$ 150 milhões para a Prefeitura de Manaus realizar a recuperação das vias do Distrito Industrial I, em uma parceria com a Suframa.

Na decisão de Raffaela Cássica de Souza diz que:  “Tem-se que a legislação sobre o parcelamento do solo, inclusive aquela vigente na época da criação dos Distritos Industriais, previa que os logradouros, espaços e equipamentos públicos se tornariam domínio do Município, sendo, portanto, deste ente a competência e responsabilidade pela gestão, fiscalização e manutenção dos logradouros, especialmente do sistema viário e dos bens públicos existentes nos Bairros Distrito Industrial I e Distrito Industrial II da cidade de Manaus”, finaliza a magistrada.

Em sua defesa, o prefeito Arthur Neto afirmou que Município de Manaus ˜vem cumprindo com sua obrigação legal de manutenção do sistema viário do Distrito Industrial”. Mas Suframa apresentou documentos que demonstravam a existência de divergência quanto à competência para fiscalizar e realizar a manutenção desses locais. Entre eles, um parecer da Casa Civil, do ano passado, que afirma que a conservação das ruas do Distrito Industrial foi repassada à Suframa e ao Estado do Amazonas.