Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Prefeito vai alterar decreto da bilhetagem e prorrogar intervenção

Nova portaria deve ser publicada na próxima semana pelo procurador-geral do Município, Rafael Albuquerque

Prefeito vai alterar decreto da bilhetagem e prorrogar intervenção

(Divulgação)

Após críticas ao decreto municipal que estabelece o pagamento exclusivo da tarifa de ônibus por meio dos cartões PassaFácil, o prefeito Arthur Neto (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira, 2, que a portaria será alterada na semana que vem.

Segundo o documento, a prefeitura estabeleceu o prazo de até 60 dias para que as empresas adotem as medidas necessárias para cumprir o determinado.

“Ele tem defeitos e vai ser alterado. O que não vai ser alterado é a ideia porque eu sou contra qualquer centavo nas mãos dos donos de ônibus. Eles ainda mexem e mexem mal 40% do total (da verba arrecadada no sistema de transporte). Eu não vou interromper a intervenção, inclusive eu devo prorrogá-la”, destacou.

O prefeito afirmou ainda que o Executivo municipal está com as tratativas bem avançadas em relação “ônibus e empresas novas” no sistema, porém não entrou em detalhes se pretende retirar todas as empresas que possuem a concessão ou municipalizar o serviço.

A mudança no decreto vai enfatizar o direito que os usuários do transporte possuem em pagar a tarifa em dinheiro. A previsão é que o procurador-geral do município, Rafael Albuquerque, publique a nova versão do decreto na próxima semana.

Veja também: Passagens de ônibus em Manaus serão pagas somente por cartão

Líder dos rodoviários diz que prefeito foi induzido ao erro sobre decreto

Decreto que modifica forma de pagamento no transporte coletivo deve ser alterado

“Nós temos 60 dias para implantar, acredito que até semana que vem o novo decreto deve ser editado e publicado antes do esgotamento do prazo desse anterior. Nosso país diz que o meio circulante é a moeda e não pode ser rejeitada e nós não temos como proibir isso, mas temos como fazer o sistema ser automático, de melhor qualidade, transparência e controle”, disse o secretário de articulação política, Luiz Alberto Carijó.

Ainda de acordo com o secretário, a intenção da prefeitura com a medida é tornar a bilhetagem eletrônica a principal fonte de receita do transporte coletivo, para auxiliar no ingresso de recursos e controle do sistema.

Outra mudança prevista no decreto é a garantia da permanência do cargo de cobradores nos coletivos, mesmo com a modernização.

“Não podemos obrigar as empresas a demitir ou preservar, mas nós vamos reiterar nesse decreto, o acordo que as próprias empresas assinaram no Ministério Público do Trabalho (MPT). Até o ano que vem, nenhum trabalhador pode ser demitido por conta da modernização, vamos colocar de forma explícita no decreto. É um acordo que os próprios empresários fizeram, não fomos nós que fizemos”, destacou Carijó.