Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Notícias

Taxistas pedem o fim do transporte de Uber em Manaus

Os taxistas iniciaram uma manifestação em protesto contra o uso de aplicativos de transporte particular em Manaus. A carreata segue até a Câmara Municipal

Taxistas pedem o fim do transporte de Uber em Manaus

Os taxistas são contra os aplicativos de transporte particular. (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Condutores Autônomos e Taxistas de Manaus (Sintax-AM) iniciou uma manifestação na Avenida do Samba na manhã desta quinta-feira, 21, para pedir às autoridades a legalização do transporte particular de passageiros, praticados por usuários de aplicativos.

A mobilização, que iniciou às 8h, seguirá até a sede do Governo do Estado e terminará na Câmara Municipal de Manaus (CMM), às 12h. Segundo o sindicado, os taxistas não podem continuar com o descumprimento de várias leis em vigor referentes aos serviços de transportes remunerado de passageiros, praticados por veículos particulares que crescem desordenadamente a cada dia nas ruas de Manaus.

  Os taxistas são contra os aplicativos de transporte particular. (Foto: Divulgação)

“Nosso ato público visa solicitar o apoio das autoridades competentes para que inclua no texto da Minuta do Projeto de Lei, a limitação das autoridades que serão expedidas pela Prefeitura Municipal de Manaus, de acordo com Artigo 4 Inciso X; Artigo 11-A e o seu Parágrafo Único; Artigo 11-B e o seu Parágrafo Único da Lei Federal 12.587 (Lei de Mobilidade Urbana)”, informou o sindicato.

Legalização

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Joelson Silva (PSDB), “se a Prefeitura mandar o projeto de Lei, a Câmara irá analisar. Mas a Casa está aguardando um posicionamento do prefeito e está a disposição dos trabalhadores”, disse o parlamentar.

Promessa 

Em anúncio feito pelo vereador Joelson no dia primeiro de fevereiro deste ano, a lei de regulamentação do serviço do transporte Uber iria ser tratada com prioridade no primeiro semestre de 2019.  

Nota

Em nota, a prefeitura informou que enviará a regulamentação de transportes por aplicativo à Câmara Municipal de Manaus após o carnaval e que o projeto de lei já está em vias de ser concluído. 

 

Confira na íntegra