Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Brasil

Manifestantes tentam invadir a PF e destroem veículos em Brasília

Um idoso de 67 anos precisou de atendimento médico após inalar gás lacrimogêneo

Manifestantes tentam invadir a PF e destroem veículos em Brasília

A noite foi tensa na capital federal, com intensos atos de vandalismo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

BRASÍLIA – Manifestantes tentaram invadir a sede Polícia Federal em Brasília após o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar a prisão temporária do líder indígena José Acácio Tsererê Xavante, de 42 anos, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a PF, Xavante teria realizado manifestações antidemocráticas em diversos pontos de Brasília.

Os ânimos já estavam exaltados por conta da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde dessa segunda-feira (12), colaborando para o cenário de caos na capital federal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos oito carros e cinco ônibus foram queimados durante os atos de vandalismo no centro de Brasília. Um idoso de 67 anos precisou de atendimento médico após inalar gás lacrimogêneo.

Leia mais: Discurso de Alexandre de Moraes em cerimônia de diplomação promete punição ao extremismo

A 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte da cidade foi depredada por manifestantes. Policiais militares entraram em confronto com os bolsonaristas e botijões de gás foram encontrados no local.

Segurança

A segurança de Lula e toda sua equipe foi reforçada após os ataques. O hotel em que o petista ficou hospedado foi cercado pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e a tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal.

Em conversa com o g1, a Polícia Federal informou que não há novas informações sobre o ato. A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) também não se manifestou sobre as prisões na noite desta segunda-feira.

(*) Com informações do G1