
Foto: Alcides Neto / Rio Negro Challenge
MANAUS — O maior desafio de águas abertas da região Norte, unindo esporte, natureza, cultura e turismo, a maratona aquática Rio Negro Challenge (RNC), acontece neste domingo (15), às 7h, na praia da Ponta Negra, zona Oeste, com disputa de provas nas distâncias de 2 quilômetros, 4 quilômetros e 6 quilômetros.
Leia mais: Adolescentes de 11 a 18 em comunidades ribeirinhas do AM participam do projeto ‘Deixa a Mana Jogar’
Mais de 260 competidores de diversos lugares do país participam da competição aquática, que busca incentivar o turismo esportivo na capital amazonense.
O evento é realizado pela Associação Aquática Amazonas, e conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscut).
A competição, realizada desde 2013, é uma das principais provas do calendário das maratonas aquáticas do Brasil, e já recebeu atletas olímpicos, como a campeã olímpica brasileira Ana Marcela Cunha, medalha de ouro na prova de 10 quilômetros na maratona aquática da Olimpíada de Tóquio (Japão), em 2021; e a holandesa Sharon van Rouwenndaal, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (RJ), em 2016.
Leia mais: Manaus busca se tornar novo centro internacional do turismo esportivo e de aventura
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, comenta que nadadores de vários Estados estão vindo participar da competição. “Eles terão a experiência única de nadar no nosso rio Negro, em meio ao verde da floresta amazônica,” comentou.
No total, 41 nadadores de Estados como: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Roraima e Pará, vão participar da prova de águas abertas. Ao final, todos os atletas receberão medalha de participação. Serão premiados com troféu os três primeiros colocados gerais, nas categorias masculino e feminino, de cada prova. Serão premiados com medalhão os três primeiros colocados, por faixa etária, nas categorias masculino e feminino, de cada prova, além de premiar com troféu os três primeiros colocados na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), nas categorias masculino e feminino.
O organizador do evento esportivo, Pierre Gadelha, celebra o retorno da prova à praia da Ponta Negra, cartão-postal de Manaus. “É uma alegria enorme poder estar de volta à Ponta Negra, fazendo um evento que definitivamente já entrou para o calendário das principais provas do Brasil. Uma prova que é um orgulho para o esporte amazonense”, comemora.
Leia mais: ‘O Menino Maluquinho’, de Ziraldo, sobe ao palco do Teatro Amazonas neste domingo (15)
Um estande de divulgação irá reforçar a ideia da Prefeitura de Manaus de valorizar o potencial turístico da cidade por meio do esporte, com distribuição de kits com guias turísticos e gastronômicos, adereços e artesanatos regionais, destacando a cultura local. A competição será transmitida ao vivo pelo Facebook da Manauscult, a partir das 7h.
Maratona
A “Maratona Internacional de Manaus”, evento esportivo que celebrará o aniversário da capital amazonense nos dias 22 e 23 de outubro, com largada e chegada no calçadão do complexo turístico Ponta Negra, também será divulgada na competição como forma de ampliar o número de participantes de outros Estados.
Durante a divulgação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizará doação de 200 mudas de plantas frutíferas para os competidores. No estande, todo o material publicitário vai destacar a cultura local, e a defesa do desenvolvimento econômico em sinergia com a conservação ambiental.
(*) Com informações da assessoria
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.