Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Marcellus Campêlo representa o AM no Conselho das Cidades

O secretário da Sedurb foi indicado pelo governador Wilson Lima para compor o ConCidades, que estava desativado nos últimos anos.

Marcellus Campêlo representa o AM no Conselho das Cidades

(Foto: Tiago Corrêa - UGPE)

O gestor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, foi indicado para representar o Governo do Amazonas no Conselho das Cidades (ConCidades).

Nesta quarta-feira (9), Campêlo participou, de forma virtual, de uma prévia preparatória para a 6ª Reunião Extraordinária, a ser realizada no final de agosto, em Brasília-DF.

O secretário foi indicado pelo governador Wilson Lima para compor o conselho que estava desativado nos últimos anos.

Na reunião preparatória, em nome do governador Wilson Lima, Marcellus Campêlo parabenizou a cúpula diretiva pela reativação do ConCidades. Ele destaca que a medida é um avanço para o desenvolvimento do Amazonas.

“Vamos reunir os municípios em torno de assuntos importantes para o desenvolvimento urbano e ambiental. O foco dos trabalhos será nas comunidades urbanas, ribeirinhas e nos povos originários, para que possamos desenvolvê-los de uma forma sustentável”, destaca.

Durante o encontro, além da apresentação do ConCidades, os representantes receberam informações detalhadas sobre o funcionamento do órgão colegiado e seu processo deliberativo.

Retomada do ConCidades

O Conselho Nacional das Cidades, que ficou inativo de 2019 a 2022, foi reativado pelo Ministério das Cidades no início deste ano. Atualmente, o conselho opera com mandato tampão.

A reunião extraordinária, no final deste mês, terá como foco o cronograma para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para o primeiro semestre de 2024.

O ConCidades é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. Ele desempenha um papel importante como instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e viabiliza a discussão contínua em torno das políticas urbanas, levando em consideração a autonomia e as particularidades dos diferentes setores envolvidos.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

No comando de Marcellus Campêlo, contas da UGPE são aprovadas pelo TCE-AM

David fortalece aproximação com Braga durante encontro em Brasília

Amazonas pode passar a ter 10 deputados em Brasília e chegar a 30 vagas na ALE