
Marcelo Ramos tira Natália Demes da jogada e garante apoio do PSoL (Foto: Reprodução/Redes Sociais Natália Demes e Marcelo Ramos)
Manaus (AM) – O candidato a prefeito Marcelo Ramos (PT) fez a sua jogada e conseguiu retirar a pré-candidatura de mais uma mulher que almejava o cargo majoritário em Manaus. Depois de Anne Moura (PT), Natália Demes (PSoL), retirou sua pré-candidatura a prefeita após uma “conversa” com o ex-deputado federal.
Durante convenção realizada nesse domingo (4), o Partido Socialismo e Liberdade (PSoL) anunciou apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo a sigla, a decisão aspira combater o ‘bolsonarismo’ e o ‘fascismo’.
“Em reunião realizada no início da noite de hoje (03), aprovou, por maioria, como tática eleitoral a unidade do PSOL-Manaus na frente do campo progressista e o apoio a Marcelo Ramos (PT-AM). Diante da conjuntura em que a extrema-direita avança em Manaus, o PSOL assertivamente toma essa decisão, assim como fizemos em 2022 ao contribuirmos para a vitória do governo Lula, no combate ao bolsonarismo e ao fascismo.”
A Federação Rede-PSoL vinha traçando trajetos diferentes durante o caminhar das Eleições Municipais de 2024. Enquanto o Rede anunciou apoio à candidatura de Marcelo Ramos em julho deste ano, a decisão, por parte do PSoL, veio poucas horas antes da convenção.
Adiamento
A convenção da Federação Rede-PSoL foi marcada por adiamentos. O evento estava agendado para acontecer no último domingo (28), porém, no dia que antecedia a convenção foi anunciado o cancelamento. À imprensa, a executiva municipal informou que seria necessário o aprofundamento dos diálogos.
“Referida deliberação se justifica pela necessidade de maior tempo para aprofundarmos os diálogos sobre a tática eleitoral majoritária”, dizia a nota.
Na ocasião, entramos em contato com Natália Demes para questioná-la acerca da sua pré-candidatura e ela declarou que ‘seguia mantida’. No entanto, às vésperas da convenção, devido à votação na unidade PSoL-Manaus, sua candidatura não foi oficializada e o partido decidiu apoiar Marcelo Ramos neste pleito.
Questionada sobre a decisão tomada pelo PSoL de apoio ao petista, Natália Demes disse ao Portal AM1 que o sentimento é o de “dever cumprido”.
“Eu me sinto com o dever cumprido na pré-campanha, tendo atingido 1,3 pontos na última pesquisa e conseguido trazer o programa do Psol”, defende a candidata.
O Portal AM1 perguntou da possibilidade de lançar sua candidatura como vereadora, porém, Demes respondeu que, agora, a sua prioridade é a presidência municipal do partido.
“Houve expectativa de que eu me apresentasse para disputar a vereança, mas sinto que meu dever na presidência municipal é maior neste momento para dar visibilidade ao projeto e às candidaturas do Psol”, afirmou.
LEIA MAIS:
- ‘Minha pré-candidatura segue mantida’, afirma Demes após adiamento de convenção
- PSoL oficializará candidatura de Natália Demes à Prefeitura de Manaus dia 28/7
- ‘Falta acessibilidade para a população no Centro de Manaus’, dispara Natália Demes
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.