Manaus, 23 de março de 2025
×
Manaus, 23 de março de 2025

Cenário

Maria do Carmo não desiste e busca protagonismo para disputar governo do AM

Mas para que se lance como candidata a governadora em 2026, terá de convencer o seu próprio partido, o Novo, a abençoá-la.

Maria do Carmo não desiste e busca protagonismo para disputar governo do AM

(Foto: Reprodução/YouTube)

Manaus (AM) – A ex-candidata a vice-prefeita de Manaus pela chapa do PL-Novo em 2024, Maria do Carmo Seffair, afirmou nesta quinta-feira (6) que tem intenção de disputar o cargo de governadora do Amazonas. Segundo ela, disputar cargos inferiores não está nos seus planos.

“Quem me conhece sabe que o meu plano original sempre foi o governo do estado. Eu não tenho vocação e nem estou mais em idade para ir pra lá bater boca e fazer fita. Deixo isso para os mais jovens; acho que quem tem menos idade tem essa possibilidade, porque a gente realmente precisa de mudanças estruturais que vêm do Legislativo na política. Então, lamento que políticos não tenham contribuído, e não vão contribuir, porque continuam pensando nos seus interesses pessoais. Então, eu não posso mentir e dizer: ah, eu vou ser senadora, deputada, porque não é o meu perfil. O meu perfil é de execução, é de gestão”, afirmou.

Mas, para que a proprietária da rede de ensino particular, Fametro, se lance como candidata a governadora em 2026, ela terá de conseguir, primeiro, convencer o seu próprio partido, o Novo, a abençoá-la; ou seja, a lhe apoiar para a corrida eleitoral.

“Eu não tenho medo de luta, eu penso que muitas mulheres como eu vão à luta diariamente, e a gente tem que lutar e batalhar por aquilo que quer, e eu quero vir para perseguir esse objetivo, o governo do estado. Aí, vai depender só do meu partido, mas eu acredito que a gente tem um ambiente bem democrático, e a gente coloca no momento certo, mas eles sabem das minhas pretensões. Aliás, essa foi a minha primeira conversa como presidente do Novo, lá atrás, quando eu nem entendia nada de política”, frisou a empresária.

Seffair afirmou também que não sente medo das possíveis concorrências, como o senador Omar Aziz, que já se movimenta de olho no cargo. Segundo ela, quem vai decidir quem fica no cargo é o povo.

“Eu tenho visto todas as possibilidades e não me interessa quem serão os adversários, os concorrentes. Eu estarei no jogo. Até porque, eu acho que, quem vai mandar no final é o povo”, disse a ex-candidata, muito confiante.

Em 2022, ela disputou uma vaga no Senado Federal, mas ficou apenas como suplente do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na época filiados ao PSDB. Nenhum dos dois foi eleito naquele ano.

Já em 2024, primeiro se pré-candidatou a prefeita pelo partido Novo, mas no meio do caminho, uniu-se ao deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), mirando a vaga de vice-prefeita. Os dois perderam para David Almeida e Renato Junior, ambos do Avante, no segundo turno das eleições municipais.

Caso o Novo não apoie sua candidatura ao governo do estado, Seffair poderá buscar apoio de outras siglas ou tentar viabilizar sua candidatura por meio de alianças. A decisão final sobre sua candidatura pode envolver articulações tanto no âmbito estadual quanto nacional.

 

LEIA MAIS: