Manaus, 28 de abril de 2025
×
Manaus, 28 de abril de 2025

Cenário

Maria do Carmo Seffair cobra Menezes: ‘Precisa mostrar a cara’

Durante debate com vices candidatos à Prefeitura de Manaus, a empresária criticou a ausência do adversário direto na busca pelo protagonismo do campo conservador em Manaus.

Maria do Carmo Seffair cobra Menezes: ‘Precisa mostrar a cara’

(Foto: Reprodução/YouTube)

Manaus (AM) – Assumidamente da direita, a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), candidata a vice-prefeita de Manaus na chapa com Alberto Neto (PL), aproveitou o debate promovido pela rádio Band News Difusora nesta segunda-feira (19) para alfinetar o vice de Roberto Cidade (União Brasil), Coronel Menezes (PP). Seffair aproveitou a ausência do adversário direto da chapa e disse que Menezes precisa “mostrar a cara”.

“Eu quero agradecer à Band News a oportunidade de mostrar o perfil dos vices que são importantes sim nessa caminhada, especialmente na chapa em que eu estou com capitão Alberto Neto, onde vamos dividir de fato a gestão da cidade de Manaus. Lamentar a ausência dos que não vieram. Considero isso uma falta de respeito, mas isso não é nada de novo porque o prefeito tem feito isso sistematicamente não só com os seus pares, mas com a população do estado do Amazonas. Coronel Menezes, também ausente, a gente precisava ouvir as propostas já que ele precisa vir aqui para mostrar a cara. Agora, dizer para você que a chapa da direita é a nossa, a chapa 22, a chapa que tem valores e princípios, ética, transparência e honestidade”, discursou a candidata durante as considerações finais do debate.

Já moldada ao discurso de Alberto Neto, Maria do Carmo adotou o tom usado por ele para, também, defender que a dupla é a única ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tanto Alberto quanto Cidade dizem representar a direita. Além disso, Menezes é ex-integrante do PL e compadre de Bolsonaro, o que faz com que as chapas entrem em divergências pelo protagonismo desse campo tradicionalista na capital amazonense.

A advogada e educadora fez questão de propor o padrão de escolas cívico-militares no plano de governo da chapa PL-Novo, embora as diretrizes do modelo sejam de competência da União.
Afastada das falas sobre “perfil de comado” e “abajur”, utilizadas na pré-campanha, a candidata do Novo usou seu tempo final do debate para divulgar o perfil de Alberto Neto e as qualidades que acredita que destacam o aliado.”A gente precisa afastar as velhas e as novas raposas, cheias de malandragem, que não vão cumprir o que prometeram. A gente precisa avançar. Manaus não pode parar. Nós estamos refém de uma política que não tem transparência e onde não tem transparência há corrupção. Nós precisamos ter três qualidades que eu tenho dito sempre que Capitão Alberto Neto reúne essas qualidades e foi isso que me impeliu a unir a ele nessa mudança que a gente deseja: coragem, competência e integridade”, argumentou Seffair.

Presentes e ausentes

O debate entre os candidatos a vice-prefeito de Manaus contou com a presença de apenas 4 candidatos. Maria do Carmo Seffair, vice de Aberto Neto, Luiz Castro (PDT), vice de Marcelo Ramos (PT), Damiana Amorim (PSTU), vice de Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Professora Renata (Mobiliza), vice de Wilker Barreto (Mobiliza), que compareceram ao evento para, entre outros pontos, apresentar suas propostas para áreas de educação e meio ambiente.

Vale destacar que Alberto Neto (4º), Marcelo Ramos (5º), Wilker Barreto (6º) e Gilberto Vasconcelos (7º) aparecem nas últimas colocações nas pesquisas de intenções de voto na cidade.

Renato Júnior (Avante), vice do atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), Nancy Segadilha (Cidadania), vice de Amom Mandel (Cidadania) e Coronel Menezes não compareceram ao debate.

David lidera as pesquisas eleitorais em Manaus, seguido por Amom e Cidade, que surgem como segundo e terceiro colocados respectivamente.

Nancy justificou a ausência por conta de problema de saúde. Já Menezes, por meio da sua assessoria, alegou compromisso assumido anteriormente ao debate. Renato Júnior informou, em nota, que, por decisão da cúpula de campanha, somente David Almeira representará a chapa do Avante em debates.

LEIA MAIS: