Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Mauesenses criam projeto social virtual ‘Médicos de Maués Conectados’

As lives serão realizadas por médicos, naturais de Maués, que irão doar um pouco do tempo para repassar informações importantes na área da saúde.

Mauesenses criam projeto social virtual ‘Médicos de Maués Conectados’

Divulgação

Com o objetivo de realizar um trabalho voluntário de responsabilidade social nesse momento de pandemia, para o enfrentamento do coronavírus, causador da Covid-19, um grupo de mauesenses criou o projeto social virtual Médicos de Maués Conectados. Para tanto, foi criada uma página no Facebook, denominada ‘Médicos de Maués Conectados’, que contará com lives aos sábados- sempre às 14 horas.

As lives serão realizadas por médicos, naturais de Maués, que irão doar um pouco do tempo para repassar informações importantes na área da saúde.

A primeira live será no dia 30 de maio, com o doutor Silvano Baraúna, CRM-AM 3083, especialista em cirurgia cardiovascular, RQE Nº 3643, cujo tema é “Infarto Agudo do Miocárdio: causas, diagnóstico e tratamento”. Para o médico, a sociedade atual encontra-se estremecida e claudicante. “Há 34 anos, saí de minha terra com um objetivo: estudar e servir à sociedade. Continua sendo um caminho com várias etapas. O tempo passou um pouco e continuo com o mesmo objetivo. A diferença é um pouco mais de experiência e alguns cabelos brancos. Nossas alegrias e tristezas se confundem um pouco. Perdemos muitos amigos. Embora distante da minha cidade, minhas recordações da infância e primeira fase da adolescência, ainda habitam minhas motivações. Minha família de origem e meus amigos mauesenses sempre estarão no meu coração. Espero levar um pouco do que aprendi, ao longo dessa jornada, até meus conterrâneos”, disse o cirurgião cardiovascular.

A segunda live será no dia 6 de junho, com o doutor Homero de Miranda Leão, CRM-AM 1966, que falará sobre o “Coronavírus – situação da pandemia e reflexos para o futuro.” Para ele, que atua nas áreas de Política e Gestão de Saúde, bem como Vigilância à Saúde, o trabalho social é de extrema importância no atual contexto em que vivemos. “A ideia do projeto Médicos de Maués Conectados é ótima. Eu, como filho da Terra, sinto-me honrado em poder contribuir com meus conterrâneos e com toda a sociedade”, afirmou o médico.

A terceira live será no dia 13 de junho com o Cardiologista Carlos Augusto de Almeida, CRM-AM 1189, RQE 229, que abordará a “Hipertensão Arterial Definição. Fisiopatologia. Diagnóstico. Tratamento. – Qual a influência do estado emocional durante essa Pandemia sobre a Pressão Arterial?” Segundo o médico, esse trabalho social é uma forma de amenizar o sofrimento das pessoas. “Nós percebemos que está todo mundo sofrendo e isolado. Maués foi uma das cidades bem atingidas por essa pandemia. E o que eu percebo é que a gente precisar tirar um pouco o sofrimento da cabeça. Pessoas estão sofrendo do ponto de vista psicológico, neurológico, com estresse por conta da covid-19 ou por outro tipo de doença. Os profissionais da saúde têm papel fundamental no sentido de tentar amenizar esse sofrimento. E é uma maneira de tirarmos essa nuvem negra”, afirmou o cardiologista.

Também já está confirmada para o dia 27 de junho a palestra virtual, ao vivo, do ginecologista e obstetra Mário Clodoaldo Batista da Costa, CRM-AM 8336, RQE 4405, que explicará sobre o “Câncer de Colo Uterino”.
“A intenção é poder contribuir com o povo da minha cidade. Sou natural do município de Maués, mais especificamente da comunidade São Francisco do Canela, Rio Apoquitaua. Morei no Apoquitaua até os 17 anos, sou de uma família de nove filhos, minha mãe alfabetizou os nove. Saí de lá somente com a 4ª Série, já com 17 anos. Fiz supletivo, passei muitas necessidades. Mas, no final, deu tudo certo graças a Deus”, explicou emocionado o médico.

O grupo também já entrou em contato com os médicos que nasceram em Maués, a saber: Herbert Mc Comb, Nuno Coutinho, Tássia Dinelli, Monara Castro, Márcia Coelho, José Carlos Esteves e Robson Luís Dias Pereira. E será feito contato com o médico Alcimar Lavareda, além de outros profissionais da saúde.

De acordo com a advogada e jornalista Inácia Caldas, voluntária que está entrando em contato com os profissionais da saúde, a ideia surgiu por conta da necessidade de perceber que os filhos da Terra podem contribuir repassando conhecimentos, em especial nesse momento de crise mundial pelo qual estamos vivendo, devido à covid-19. “Mesmo de forma virtual, constatamos que cada um, da sua casa, do seu trabalho, pode contribuir. E a ideia foi aceita no mesmo instante em que entramos em contato com os amigos, lembrando que são lives, não é telessaúde e nem telemedicina”.

O projeto conta com a união de voluntários médicos, bem como dos mauesenses: Dernando Monteiro, Inácia Caldas, Elissângela Mafra, Tainá Caldas, Iranildes Caldas, Natany Caldas, Emir Caldas, Tábata Caldas, Wesllen Caldas, Evellyn Mafra, Albert Trindade e do artista gráfico Dewil Ribeiro, paraense, há 30 anos residindo em Manaus, contando, também, com o apoio dos amigos da família Baraúna, de todos os amigos da página e de Maués, que ajudam a compartilhar o projeto.

 

(*) Com informações da assessoria