Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cenário

Médico é reconduzido ao cargo de vereador e faz prefeito perder força política em Itacoatiara

Parlamentar reassumiu cadeira na Câmara Municipal após quase 2 anos e 6 meses afastado.

Médico é reconduzido ao cargo de vereador e faz prefeito perder força política em Itacoatiara

(Foto: Bruno Pacheco))

ITACOATIARA (AM) – O médico Robson Siqueira (Progressistas) foi reconduzido nessa segunda-feira (10) ao cargo de vereador da Câmara Municipal de Itacoatiara, no Amazonas. Cassado em 2021, após ser denunciado por acúmulo ilegal de cargos públicos, o parlamentar reafirmou que continuará sendo oposição ao prefeito Mário Jorge Bouez Abrahim (Republicanos).

“Com certeza [continuarei oposição]. Mas, na verdade, aquilo que for ‘bom’, eu irei apoiar. E o que for ruim, eu não apoio e vou estar do lado do povo. Se isso for ser da oposição, então eu sou oposição”, declarou o vereador, que também destacou a intenção de retomar denúncias contra a atual gestão de Itacoatiara.

Médico generalista, Robson Almeida de Siqueira Filho, de 38 anos, foi cassado em setembro de 2021, por 12 votos a 4, na Câmara Municipal de Itacoatiara, por quebra de decoro parlamentar. Os vereadores que ingressaram com o pedido de cassação denunciaram Siqueira por acúmulo ilegal de cargo público.

Entre os cargos que Robson Siqueira foi denunciado por estar ocupando, irregularmente, estão dois de médico na rede estadual e municipal de Silves, um de vereador na Câmara de Itacoatiara, um de sargento da Polícia Militar e de médico da Upa de Itacoatiara.

Com a cassação, o caso foi parar na Justiça. O médico apresentou diversos recursos para tentar reverter a situação, alegando que não estaria ocupando cargos públicos irregularmente. Em um dos recursos, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro acatou o argumento do parlamentar, já que o político é sargento aposentado e não é servidor público municipal e nem estadual em Silves, pois foi contratado de forma temporária. Com isso, o médico retornou ao cargo de vereador.

“Apesar da demora, eu consegui fazer com que os dois anos que eu perdi de mandato ‘valer a pena’. Agora, são seis meses pela frente de um trabalho muito árduo. Agradeço, primeiramente, a Deus. Foram dois anos que eu busquei muito apoio espiritual, porque não foi fácil”, disse o médico em entrevista.

Sobre a atuação de vereador e médico de Itacoatiara, Robson Siqueira afirmou que, ao longo de um ano de mandato, faltou apenas a uma sessão e nunca deixou de exercer compromissos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

“Como leigo no Direito, eu ainda acreditava que os cargos de Silves eram públicos, mas no entendimento jurídico, nem os cargos de Silves são públicos. Ou seja, em resumo de tudo, não existia nenhum cargo público, assim como não existia incompatibilidade de horário. Eu sempre vim às sessões normalmente; havia faltado uma sessão ao longo de mais de um ano naquela época, e nunca faltei minhas funções médicas”, esclareceu.

‘Tive problemas psicológicos’

Em meio às tentativas para tentar conseguir retornar à Câmara Municipal de Itacoatiara, o médico Robson Siqueira revelou que teve problemas psicológicos, como ansiedade, fazendo com que ele precisasse tomar medicações.

“Chegamos a ter, inclusive, problemas de ansiedade. Cheguei a tomar medicação, por causa de tudo aquilo que eu achava injusto”, enfatizou o vereador Robson Siqueira.

Primeiro discurso

Em seu primeiro discurso após ser reconduzido ao cargo de vereador, Robson Siqueira teve aproximadamente 19 minutos de fala na tribuna da Câmara Municipal de Itacoatiara, em que começou com uma oração e reafirmou que foi vítima de uma injustiça. O parlamentar também destacou que, desde o início, se posicionou como oposição ao prefeito Mário Abrahim.

“Desde o início, me posicionei como oposição ao prefeito Mário Abrahim, pois não concordava com muitas das ações e decisões que eram tomadas. No entanto, essa escolha de ser uma voz crítica e independente trouxe, consigo, um fardo pesado de perseguições”, pontuou Siqueira, em trecho do discurso.

Robson Siqueira declarou, ainda, que a verdade iria prevalecer e que nunca desistiu de retornar à Câmara. “Foram muitas lições aprendidas”. “Sempre mantive a fé em Deus e a certeza de que a Justiça divina prevaleceria e, depois, a Justiça do homem. Existe um ditado antigo que diz, ‘os humilhados serão exaltados’, e graças a Deus esse dia chegou”.

 

(*) Por Bruno Pacheco, repórter do Portal AM1

 

LEIA MAIS: