Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Escolas de samba de Manaus entram com pedido para realizar desfiles em abril

A Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus protocolou um pedido para adiar os desfiles e, assim, serem realizados em abril

Escolas de samba de Manaus entram com pedido para realizar desfiles em abril

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Manaus, AM – Com o aumento de casos de covid-19 e a predominância da variante Ômicron em Manaus, o Governo do Amazonas optou por cancelar o tradicional desfile das escolas de samba no Carnaval de Manaus. No entanto, a Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (Ceesma) protocolou um pedido, nesta quinta-feira (27), para que o evento seja adiado para abril, sendo assim, as agremiações realizariam os desfiles fora de época.

Em nota, a Ceesma afirmou que protocolou o pedido à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e à Secretaria de Estado e Economia Criativa do Amazonas (SEC). De acordo com a nota assinada pelo presidente da Ceesma, Didi Redman, com o adiamento, os desfiles aconteceriam no dia 23 de abril, mesma data do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia mais: Em Manaus, escolas de samba querem Carnaval sem público

Como justificativa, a Ceesma afirmou que se baseou na decisão das ligas das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, que também mudaram a data dos desfiles por conta da variante Ômicron. A decisão foi tomada em acordo entre as prefeituras das duas cidades, além de seguir orientação do comitê de saúde.

Caso aceito, o desfile de Manaus acontecerá no mesmo dia dos desfiles da Sapucaí, o que seria uma discordância tomada pela Ceesma antes do cancelamento do evento pelo Governo do Amazonas. No final do ano passado, a comissão optou por adiantar os desfiles em uma semana para não acontecer na mesma data que as apresentações do sudeste.

Foto: Divulgação

Com isso, o Carnaval no Sambódromo seria realizado no “sábado magro”. Na época, Didi Redman afirmou que a mudança de data era para não gerar mais conflitos com os carnavais do eixo Rio-São Paulo e que a nova data colocaria Manaus no cenário da folia.

Nessa nova mudança, o presidente da Ceesma acredita que adiar os desfiles para abril “mantém viva a chama do maior movimento da cultura popular do Brasil, além da geração de renda da classe envolvida na cadeia produtiva.”

Leia mais: David Reis mantém regime híbrido na CMM após apoiar grito de Carnaval e festa sem máscara em Manaus

“Fortalecemos nosso pedido aos órgãos para que os mesmos avaliem a geração de oportunidades que podem ser dadas às classes, que foi a (sic) mais afetada desde o início da pandemia no Brasil, em 2020”, finalizou.

Cancelamento

Para conter o avanço da variante Ômicron, o Governo do Amazonas decidiu, no último dia 14 de janeiro, cancelar os desfiles das escolas de samba de Manaus. Este será o segundo ano que o evento não acontece no Sambódromo.

Para amenizar os prejuízos, o governo decidiu realizar uma live das escolas de samba, assim como foi feito no São João e no Festival de Parintins.

Leia mais: Amazonas entra na fase vermelha de alto risco de transmissão com avanço da variante Ômicron

“Nós estamos cancelando com as escolas de samba para fazermos outra modalidade, lives. Outras alternativas para garantir o repasse de recursos para esses profissionais”, declarou o governador Wilson Lima.

A decisão foi debatida com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário e de órgãos de controle, em reunião com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19.