Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Mesmo com alta desaprovação, Patrícia Lopes pode ser reeleita em Figueiredo

Conforme aponta pesquisa eleitoral, Patrícia Lopes aparece na frente de dois opositores políticos, inclusive do candidato que ficou em 2º nas eleições de 2020.

Mesmo com alta desaprovação, Patrícia Lopes pode ser reeleita em Figueiredo

Prefeita de Presidente Figueiredo (Foto: Reprodução /Instagram)

Presidente Figueiredo (AM) –  Pesquisas eleitorais já apontam possíveis reeleições de alguns prefeitos do Amazonas, no pleito do ano que vem – é o caso da prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (UB).

O levantamento do site Perspectiva Mercado e Opinião mostrou que a prefeita da cidade já caminha para um segundo mandato mesmo com desaprovação de 48,6%. A aprovação é de 43,7%.

A pesquisa eleitoral de intenções de votos apontou que Patrícia Lopes é a primeira opção de 32,2% dos eleitores de Presidente Figueiredo. Se for levada em consideração a margem de erro, de 6,2% para mais ou para menos, a atual prefeita chega a 38,4%.

Patrícia Lopes (Foto: Perspectiva)

A atual chefe do executivo municipal aparece à frente do ex-vereador Ricelli Pontes (PSC), que tem a preferência de 27,6% dos figueiredenses.

Em terceiro lugar, com 24% das intenções de votos, aparece o ex-prefeito do município, Fernando Vieira (PL).

Espontânea

Patrícia sai na frente também na modalidade “Espontânea”, aquela que o entrevistador não cita nome de nenhum possível candidato, cabendo ao eleitor apontar um nome – a prefeita foi lembrada por  20,5% dos eleitores de Presidente Figueiredo.

Pesquisa (Foto: Divulgação/Perspectiva)

Ricelli Pontes foi citado por 8,8% dos entrevistados, enquanto 6,5% apontaram o nome de Fernando Vieira como preferência de votos para estar no comando da prefeitura.

Hoje, a cidade tem 25.306 eleitores, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) de 2022.

Eleição 2020

Patrícia Lopes foi eleita, em 2020, com 5,134 votos, tendo  27,97% dos votos, deixando para trás Ricelli Pontes, que ficou em segundo lugar com 24,96% (4.582 votos).

Na época, Presidente Figueiredo teve 20,07% de abstenção, 0,66% votos em branco e 2,23% votos nulos.

Dados

A pesquisa foi realizada no dia 7 de julho com  250 pessoas entrevistadas. A margem de erro é de 6,2%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.

LEIA MAIS: