Manaus, 30 de abril de 2025
×
Manaus, 30 de abril de 2025

Cenário

Mini Vila Olímpica do Santo Antônio pode receber nome de jovem de 15 anos morto por PM

Guedes destacou que o projeto de lei do n.º 100/2021 tramita na Câmara Municipal de Manaus cuja propositura é trocar o nome da Mini Vila Olímpica.

Mini Vila Olímpica do Santo Antônio pode receber nome de jovem de 15 anos morto por PM

(Foto: Divulgação/Google & Reprodução/Arquivo Pessoal)

Manaus (AM) – A quadra poliesportiva da Mini Vila Olímpica Dr. Expedito Teodoro, conhecida como Mini Vila Olímpica do bairro Santo Antônio, pode ter o nome de Hering Silva Oliveira, morto após ser atingido por um tiro disparado pelo policial militar (PM), Erivelton de Oliveira Hermes, em dia 25 de outubro de 2018.

Conforme lembrou, em postagem nas redes sociais, o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), destacou o projeto de lei do n.º 100/2021, que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM), cuja propositura é de trocar o nome da Mini Vila Olímpica para Hering Silva Oliveira, como forma de homenageá-lo pelo fatídico ocorrido.

“Desde 2021 tramita na CMM um Projeto de Lei de minha autoria que denomina o Complexo Esportivo da Minivila Olímpica de Hering Silva!”, escreveu Guedes na publicação.

 

No texto do Projeto de Lei (PL), o parlamentar Rodrigues Guedes justifica que a alteração no nome é uma forma de homenagem o jovem que também era morador do Santo Antônio e que “foi vítima de um injusto homicídio”.

“O presente Projeto de Lei busca homenagear pessoa nascida no bairro de Santo Antônio e que foi vítima de um injusto homicídio. O adolescente Hering Silva Oliveira, de 15 anos, faleceu após ser baleado covardemente, no dia 25 de outubro de 2018, dentro da própria Mini Vila Olímpica”, pontua o vereador.

 

Condenado

O policial militar Erivelton de Oliveira Hermes foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo assassinato e fraude processual no caso do jovem Hering Silva Oliveira, ocorrido em 25 de outubro de 2018 na Mini Vila Olímpica do bairro Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus. Hering foi morto com um tiro nas costas. O PM também perdeu o direito ao cargo público.

Os policiais aposentados Ivanildo Rosas de Oliveira e Marcelino Brito de Freitas foram inocentados pelo Conselho de Sentença da 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. O julgamento se deu na última quarta-feira (24), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, e foi concluído no dia seguinte, quinta-feira (25), às 16h.

O crime

O adolescente foi assassinado enquanto estava na Mini Vila Olímpica do bairro Santo Antônio, na zona Oeste de Manaus. Segundo a apuração, a equipe policial estava em atendimento de uma ocorrência policial, quando atingiu o adolescente nas costas.

 

Com o resultado do julgamento, o vereador Rodrigo Guedes, que, na época, era gestor da Minivila Olímpica do Santo Antônio, disse que, ao menos, o “mínimo de justiça” foi feito por Hering.

“Hoje, o PM foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão. O mínimo de justiça! Nada vai trazer o Hering de volta, a família foi dilacerada pela dor e perda, a vida não foi e nunca mais será a mesma, mas simplesmente a vida precisa continuar! Esse julgamento traz o mínimo de alento para a família e amigos!”, declara.

Veja o Projeto de Lei (PL) na íntegra:

 

LEIA MAIS: