Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Ministro da Defesa do Brasil assina carta pró-democracia, porém discorda sobre Rússia

A carta fala em valores e princípios democráticos e declara compromisso com a promoção da paz, preocupação com fluxos migratórios e etc

Ministro da Defesa do Brasil assina carta pró-democracia, porém discorda sobre Rússia

Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

Brasília – Ministros da Defesa de países da América, entre eles o ministro brasileiro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, assinaram a Declaração de Brasília, que reconhece o “compromisso de continuar promovendo e fortalecendo a paz no Hemisfério”, nesta quinta-feira (28), na capital federal.

O ato acontece após a Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA), presidida por Paulo Sérgio Oliveira. A carta fala em valores e princípios democráticos e declara compromisso com a promoção da paz, preocupação com fluxos migratórios, com a preservação do meio ambiente, dentre outros assuntos.

Dos 21 países que assinaram o texto, 8 reiteraram a reprovação incisiva da invasão da Rússia na Ucrânia. Os representantes dessas nações defenderam que a crítica fosse reforçada no documento assinado na conferência.

Leia mais: Celso de Mello defende reação a falas de Bolsonaro: ‘Político menor e medíocre’

O Brasil, a Argentina e o México fizeram ressalvas sobre essa consideração e defenderam tom mais brando. Ou seja, demonstram não concordar com o tom de condenação usado pelos demais países sobre a Rússia.

A indicação do posicionamento é diplomático e guiado pelo Ministério das Relações Exteriores. Os países apontam que o foro adequado para fazer críticas contundentes à Rússia seria a Organização das Nações Unidas (ONU).