Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cenário

Ministro do STF, Dias Toffoli recebe mais elevada honra do Judiciário do Amazonas

A cerimônia acontece nesta sexta-feira (3) no auditório do TJAM, no bairro Aleixo

Ministro do STF, Dias Toffoli recebe mais elevada honra do Judiciário do Amazonas

Foto: Agência Brasil

Manaus – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, será um dos homenageados durante a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Judiciário, na categoria Grande Mérito, do Tribunal de Justiça do Amazonas, nesta sexta-feira (3), às 15h, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

Na cerimônia também será homenageada a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza de Direito Renata Gil Alcantara Videira. A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário é a mais elevada distinção honorífica do Tribunal de Justiça do Amazonas e, tradicionalmente, as insígnias são concedidas nos graus “Grande Mérito”, “Mérito Especial” e “Mérito”, conforme critérios estabelecidos no regulamento da Ordem.

A proposição de outorga da Medalha do Mérito Judiciário no Grau Grande Mérito ao ministro do STF Dias Toffoli e à presidente da AMB, juíza estadual Renata Gil, foi formalizada ao Conselho pelo presidente do TJAM, Domingos Jorge Chalub Pereira, e aprovada à unanimidade pelo colegiado.

Leia mais: Justiça derruba taxa de inspeção veicular ambiental em todo o Amazonas

A honraria tem a finalidade de laurear chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União e dos Estados; ministros; desembargadores; juízes; procuradores de Justiça; juristas eminentes; além de servidores e serventuários de Justiça que se destacaram no exercício de suas funções.

A Ordem é administrada por um Conselho composto de cinco Desembargadores, sendo membros natos – o (a) presidente desta Corte, atualmente o desembargador Domingos Chalub; o (a) vice-presidente, atualmente o desembargador Wellington Araújo; o (a) corregedor-geral de Justiça, atualmente a desembargadora Nélia Caminha Jorge; e os demais, são eleitos pelo Tribunal Pleno, atualmente os desembargadores Airton Correa Gentil e José Hamilton Saraiva dos Santos.

A cerimônia desta sexta-feira será a primeira para outorga das Medalhas da Ordem do Mérito Judiciário Ano base 2021. No próximo dia 9 de junho, outra cerimônia será realizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas para a entrega da medalha aos demais homenageados, dentre magistrados, servidores do TJAM e outras autoridades, como presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) José Alberto Simonetti Cabral.

(*) Com informações do TJAM