Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Brasil

Ministro reafirma que Brasil não escolherá lado entre Rússia e Ucrânia: ‘estamos do lado da paz’

O ministro ressaltou a posição do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em relação aos conflitos entre Rússia e Ucrânia

Ministro reafirma que Brasil não escolherá lado entre Rússia e Ucrânia: ‘estamos do lado da paz’

O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, afirmou nessa terça-feira (8), que o Brasil não “apontará o dedo” para nenhum lado da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A posição do Brasil é clara. Estamos do lado da paz mundial. Nós pensamos que isso se atinge ao encontrar uma saída e não apontando o dedo”, afirmou o ministro em entrevista.

“Temos uma posição de equilíbrio, e não uma posição de indiferença, mas sim de imparcialidade”, relatou Carlos ao negar que o Brasil esteja agindo com indiferença em relação aos conflitos.

Leia mais Ator Pasha Lee morre aos 33 anos defendendo Ucrânia na guerra contra Rússia

O presidente Jair Bolsonaro(PL) defende a posição de neutralidade desde o início dos conflito entre Putin e Volodymyr. No dia 27 de fevereiro, o presidente afirmou que o país não iria tomar partido e que a decisão governamental de continuar neutro seria de equilíbrio.

Bolsonaro ainda desautorizou e criticou a fala de seu vice, Hamilton Mourão, no dia 24. O general condenou a invasão feita pela Rússia, o episódio demonstrou uma divergência de opinião dos chefes do Executivo.