Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cidades

Morador da ZL cobra providências da prefeitura após chuva: ‘olha só a realidade’

Chuva fez igarapé transbordar no Jorge Teixeira, alagando rua e fazendo até a água entrar nas casas dos moradores da rua Imbiri

Morador da ZL cobra providências da prefeitura após chuva: ‘olha só a realidade’

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – A desigualdade social em Manaus fica mais evidente com as fortes chuvas que caem sobre a capital. Nesta segunda-feira (17), aconteceu mais uma vez, e um morador do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, decidiu pedir providências à Prefeitura de Manaus pelas redes sociais.

Em um vídeo publicado no Facebook, o locutor Júnior Queiroz expôs a situação da rua onde vive, a rua Imbiri, no bairro Jorge Teixeira, que ficou debaixo d’água com a chuva. No local, a água de um igarapé próximo invadiu a rua e subindo até o nível dos joelhos da população. Casas ficaram totalmente alagadas e carros ficaram sem poder passar pelo local. Júnior criticou a publicidade exagerada dada às obras das áreas mais nobres da cidade, enquanto a periferia da capital sofre com os problemas estruturais.

“Muitas filmagens mostram a Ponta Negra, a Rotatória das Letras, e a cidade toda tá bonita. Mas olha só a realidade aqui na periferia, pra banda da Zona Leste. Prefeito, cadê o senhor? Compartilhem esse vídeo pra que chegue no prefeito ou até no secretário de Obras”, diz Júnior, no vídeo.

Leia mais: Chuva faz UBS e shopping na zona Norte alagarem

Veja o vídeo completo abaixo!

O homem ainda relata que atrás da rua onde vive, há um igarapé que transbordou após a chuva. Segundo ele, as obras de drenagem do córrego estão paradas e abandonadas, o que fez com que a água invadisse a rua e danificasse móveis de moradores da região. O igarapé em questão é o Igarapé do Mindu, que nasce dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke e corta a Zona Leste até desaguar na Bacia do São Raimundo.

“Abandonaram as obras aqui, e como o igarapé não tá drenado, a água invadiu tudo. Tem garagem de casa que tá no fundo, já. Na minha casa, já aterramos um monte, e a água entrou com tudo”, afirmou.

O morador ainda cobrou ações da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para que técnicos da pasta deem assistência à população atingida pela forte chuva na região. “Cadê a ação social do prefeito? Cadê o povo pra vir olhar? A obra de drenagem que estão fazendo aqui, parece que tá até piorando a situação!”, completou o morador.

A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para saber que providências seriam tomadas a respeito do transbordamento do igarapé e do retorno das obras. Em nota, a pasta informou que a rua Imbiri faz parte do projeto Parque Linear 1, e que no local, são realizados serviços de microdrenagem e macrodrenagem para a contenção do igarapé. “O acúmulo de lixo jogado no local é um dos maiores problemas. Iremos fazer novas drenagens, para evitar ocorrências de alagações na área”, informou a pasta. 

fato