Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Moradores de Pauini denunciam situação de pista do aeródromo da cidade

Segundo os moradores da região, a pista de pouso do aeródromo já ocasionou dois acidentes com vítimas fatais

Moradores de Pauini denunciam situação de pista do aeródromo da cidade

Foto: Romario Vieira

Moradores do município de Pauini denunciam a situação de infraestrutura do aeródromo da cidade, principalmente a pista de pousos e decolagens do aeroporto. Aeronaves de pequeno e médio porte pousam em uma pista praticamente improvisada no bairro central, entre motoristas e pedestres.

Segundo moradores, a prefeitura comunicou, por meio de nota oficial, que o município recebeu uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para avaliar a infraestrutura e a melhoria do aeródromo da cidade. Pelo menos duas pessoas já morreram no local.

Leia mais: Prefeito de Pauini dispensa licitação para contratar empresa de irmão por R$ 1,2 mi

Renato Afonso, prefeito de Pauini, chegou a defender durante sua campanha nas eleições municipais, a construção de um novo aeródromo. Após tomar posse, a ideia mudou e optou para que a secretaria de Obras fizesse uma “operação tapa-buraco” na pista, usando cimento.

A pista de pouso fica bem no centro da cidade e há várias casas próximas e prédios privados, além de dois postos de combustíveis nas adjacências. “Já houve duas vítimas fatais atropeladas por avião naquela cidade. A pista reparte a cidade ao meio, pessoas transitam de um lado para outro no Centro, passam por ali correndo. Há o risco iminente de acidente, a qualquer momento pode chegar uma aeronave!”, explica um dos denunciantes.

Recentemente, o tema foi debate durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em que o deputado estadual Belarmino Lins defendeu o processo de revitalização da pista de pouso do aeroporto da cidade de Pauini, prometida pelo governador Wilson Lima durante visita ao município.

“O governador assumiu compromisso com o prefeito Renato Afonso, no sentido de determinar, imediatamente, uma equipe da Seinfra para realizar um levantamento visando à recuperação e o recapeamento da pista de pouso do aeroporto de Pauini. E ele anunciou, que ainda este ano, voltará ao município para inaugurar a pista devidamente recapeada!”, afirmou o parlamentar.

Leia mais: Profissionais de saúde denunciam que foram demitidos por não votar em prefeito de Pauini

Providências

O Portal Amaoznas1 buscou a Secretaria de Estado de Infraestrutura para saber detalhes a respeito do compromisso Estado/Prefeitura firmado entre o governador do Amazonas e o prefeito Renato Afonso. Além do Estado, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), também foi procurado para confirmar uma possível recomendação de que o aeródromo não fosse reformado e sim, fosse construído outro, em outra parte da cidade.

Por meio de nota, a Seinfra confirmou que o aeródromo será reformado e que já tem empresa contratada para realizar os reparos na pista de pouso e em todo o perímetro que corresponde ao aeroporto.

“Uma equipe de engenheiros da Seinfra visitou o município no último sábado, quando fez os levantamentos necessários para a elaboração do projeto básico que precede a licitação, contratação da empresa vencedora do processo licitatório e início da obra. Informa, ainda, que o aeródromo será todo pavimentado”, afirmam em nota.

O MP, por sua vez, confirma que a recomendação chegou a ser de que o aeródromo mudasse de local e, inclusive, gestores anteriores a Renato Afonso foram intimados a iniciar processos de mudanças. Com a dança das cadeiras da prefeitura, no entanto, a recomendação mudou.

“Em 2018, o Ministério Público, em Pauini, ajuizou Ação Civil Pública pedindo, em resumo, que a prefeitura interditasse o local e construísse um novo aeroporto. A justiça, por sua vez, determinou que o aeroporto continuasse no mesmo lugar, mas que a prefeitura realizasse obras adequando o aeroporto às normas da Anac”, iniciou o MP.

“Só que essa decisão não foi cumprida pela prefeitura. Por várias vezes, a então prefeita de Pauini foi intimada, a prefeitura chegou a participar de audiências, mas não cumpriu a ordem. O caso passou para as mãos do novo prefeito. O MP espera que o gestor local tome as providências necessárias”, esclareceu o Ministério Público em nota.