Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Moradores de Pauini reclamam da falta de internet no município

A empresa é a única em Pauini que presta serviços de internet e atende os municípios de Boca do Acre, BR317 e P.A Monte

Moradores de Pauini reclamam da falta de internet no município

Imagem de fancycrave1 por Pixabay

Moradores do município de Pauini denunciaram ao Portal AM1 que o sinal de internet da empresa Verdenet  apresenta constante oscilação.

Os clientes afirmam que mesmo antes da pandemia já ocorria diariamente a interrupção do serviço.

A empresa Verdenet já existe há mais de 15 anos, sua sede é no município de Boca do Acre e atende os municípios de Boca do Acre, Pauini, BR-317 e P.A Monte.

Manoel de Jesus Félix Muniz, 38, contratou os serviços da Verdenet, 2 mega por R$ 165 reais, há mais de dois anos, mas a qualidade da internet não é a mesma do comercial feito pelos representantes de vendas.

“Muitas pessoas na cidade usam a Verdenet, pois eles são os únicos fornecedores aqui. Nunca foi uma internet de qualidade, sempre fica oscilando entre ruim para péssima, faz anos que a gente vem sofrendo com esse problema. Só sei que os únicos prejudicados somos nós, clientes, que pagamos 165 reais por mês sem nenhum desconto com as constantes paralisações da internet”, disse.

A insatisfação com a empresa é grande entre os pauinienses, e, segundo os clientes, existe falta de comunicação quando ocorre a interrupção do sinal da internet.

“As vezes passa dias sem internet, e não é dada o desconto, pagamos caro R$ 165 por mês, se a internet cai, só sabemos por outras pessoas que o problema é no sinal na torre, não existe essa comunicação da empresa com o cliente”, disse Ari.

“Pior internet que eu já vi”, disse Caio de Oliveira.

Segundo a nota da empresa, o município é atendido por internet via rádio, mas após a pandemia, irá começar a melhorar os equipamentos.

Quando ocorre algum problema que não seja possível resolver na hora, a empresa leva, em média, 24 horas para restabelecer o sinal (quando há um problema inesperado).

“A VerdeNET como qualquer outra empresa de comunicação da cidade está sujeita a interrupção inesperada do sinal, fator provocado pelos seguintes motivos; descarregamento de bateria, obstrução do sinal entre uma torre e outra, queima de equipamento provocado por descarga atmosférica ou seja raios, entre outros problemas que podem vim acontecer. Dependendo do horário e local não há como restabelecer o sinal antes de 24 horas do problema ocorrido devido à necessidade de logística até o local. A empresa investiu mais de 200 mil reais, nos mais modernos tipos de equipamento, com qualidade bem superior, queremos concluir a mudança [da internet] até agosto, máximo setembro de 2020”, diz trecho da nota.

Nota da Verdnet:

O município de Pauini não dispõe de acesso terrestre, somente viário e aéreo, o que já dificulta interligar os municípios de Boca do Acre e Pauini por fibra óptica.

Hoje, para ser possível ter internet na cidade de Pauini, foram feitos alguns estudos de viabilidade e possibilidade antes do projeto se tornar realidade. Felizmente deu tudo certo e em 2014 chegamos com sinal na cidade.

Foram construídas 3 torres em diferentes pontos estratégicos de 3 comunidades ribeirinhas do Rio Purus entre as duas cidades, foi construído sistema de energia solar para alimentação dos equipamentos já que nenhum dos locais possui energia 24 horas.

E apesar da estrutura e uso de equipamentos para transmissão de dados, a VerdeNET como qualquer outra empresa de comunicação da cidade está sujeita à “interrupção inesperada do sinal”, fator provocado pelos seguintes motivos; “descarregamento de bateria” obstrução do sinal entre uma torre e outra”, “queima de equipamento provocado por descarga atmosférica ou seja raios”, entre outros problemas que podem vir a acontecer.

E quando acontecem algum desses eventos dependendo do horário e local não há como restabelecer o sinal antes de 24 horas do problema ocorrido, devido à necessidade de logística até o local, este e o tempo hábil para organização de equipe, material, frete de voadeira que fará o transporte até o local da falha, entre outros, levam um certo tempo para sair da cidade de Boca do Acre, podendo demorar até 6 horas somente para a equipe chegar até o local da falha, e após isso e mais algumas horas carregando material até o ponto da torre, e mesmo assim, as condições climáticas tem de estar favoráveis à equipe, pois qualquer ameaça de chuva ou raios é uma falta de segurança aos funcionários, impossibilitando qualquer reparo a ser feito.

Outro ponto importante que gostaria de frisar e se for feita uma comparação com outras empresas da cidade como de telefonia celular, ou bancos e demais, fica notório quem possui a maior rapidez para restabelecer logo o sinal.

A comunicação/transmissão de link de acesso entre uma torre a outra, e feito através de equipamentos já mencionados anteriormente, chamado de tecnologia “Wireless – Sem Fio”. Existem inúmeros equipamentos que sofrem com diversos tipos de interferência, seja por conflito com outro, seja pela neblina noturna, seja com excesso de chuva, e existem 2 épocas do ano onde isso se tornar maio devido à radiação solar.

O link de acesso para chegar até Pauini, sai do estado do Acre, percorre a rede de fibra óptica da empresa até Boca do Acre, e é retransmitido a Pauini pelas torres de acesso.

A empresa investiu mais de 200 mil reais, nos mais modernos tipos de equipamento, com qualidade bem superior, a mesma qualidade comparada da fibra óptica, sobre o atraso nas instalações desses novos equipamentos. E do conhecimento de todos sobre a “pandemia do coronavírus” problema enfrentado pela gente na recepção desses materiais, sendo a boa parte das fábricas de onde vêm os materiais, estarem fechadas. Estamos torcendo logo para essa pandemia passar, e claro estamos vendo outros meios para a gente receber os equipamentos o mais breve possível, queremos concluir a mudança até agosto, máximo setembro de 2020.

Quero primeiramente agradecer a todos os clientes, amigos e parceiros, o prazer é a honra de ter cada um como cliente, de fazer parte da história da VerdeNET, procuramos e vamos continuar a fazer sempre o melhor, investir no melhor, para dar o melhor ao cliente, sanando seus problemas de maneira mais rápida possível.