Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Moradores temem desabamento de prédio na zona Norte de Manaus

Segundo os próprios moradores, uma erosão começou a se formar ao lado do prédio, que fica localizado em um barranco. Eles temem que uma tragédia possa acontecer.

Moradores temem desabamento de prédio na zona Norte de Manaus

Risco de desmoronamento (Foto: Acervo pessoal)

Manaus (AM) – Moradores do conjunto Cidadão Manauara I, no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, estão apavorados devido a um possível risco de desmoronamento do prédio em que moram mais de 16 famílias.

Segundo informações dos próprios moradores, uma erosão começou a se formar ao lado do prédio, que fica localizado em um barranco e, logo abaixo, tem a continuação de outros blocos de apartamentos que podem ser atingidos pelo possível desmoronamento, resultando em uma tragédia.

A dona de casa Marinalva Rodrigues contou ao Portal AM1 que, há duas semanas, os moradores não dormem direito temendo que o prédio desabe. “Já está com duas semanas que a gente liga para a Defesa Civil, para os bombeiros, já chamamos até reportagem [para que alguém tome providências] e a gente não dorme direito. Não tem como a gente ficar a aqui porque está começando a rachar o prédio e estamos desesperados”, disse a moradora.

Marinalva relata, ainda, que a situação é grave e que um servidor da Defesa Civil chegou a fazer uma vistoria no local há mais ou menos duas semanas e constatou que o local corre o risco de desabar. Ele ainda avisou aos moradores para deixarem o local se, porventura, uma forte chuva atingir a localidade.

A dona de casa conta que as famílias que moram no prédio foram realocadas para lá por morarem, anteriormente, em zonas de risco da capital.

“A gente morava no Ouro Verde, na beira do igarapé, na área de risco. Aí tiraram a gente da área de risco para nos colocar em outra área de risco porque nós estamos na beira do abismo. Que Deus nos livre, a qualquer momento pode desabar, do jeito que está toda oca a terra por baixo [do prédio]”, contou Marinalva.

A moradora também disse que foi realocada para o local pela Prefeitura de Manaus há sete anos e, durante esse período, nunca havia acontecido algo parecido. A mulher conta, inclusive, que as paredes do prédio apresentam rachaduras e o piso dos apartamentos está oco.

Defesa Civil tranquiliza moradores

Procurada, a Defesa Civil municipal confirmou que um técnico chegou a ir ao local, porém, não há risco de desabamento. Segundo o órgão, se houvesse risco, a Prefeitura já teria tomado providências para a retirada dos moradores.

A Defesa Civil também informou que está esperando um engenheiro da construtora que edificou o prédio para realizar uma avaliação e providenciar soluções sobre o caso.

LEIA MAIS: