Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cidades

Morre Paulo Marubo, líder indígena do Vale do Javari

Ex-coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Paulo Marubo lutava contra uma hepatite crônica em Manaus.

Morre Paulo Marubo, líder indígena do Vale do Javari

(Foto: Univaja/Divulgação)

Manaus (AM) – O líder indígena Paulo Marubo, morreu na manhã deste sábado (3), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus, onde estava internado em estado grave desde o dia 30 de janeiro deste ano. A informação foi divulgada pelo representante da Univaja, Eliesio Marubo, que é sobrinho de Paulo.

Ex-coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Paulo Marubo lutava contra uma hepatite crônica decorrente de diversas epidemias e surtos epidemiológicos que atingiram a região do Vale do Javari.

Apesar de muito jovem, vida de uma escola de formação política muito alinhada com os princípios da nossa tradição, foi coordenado da Univaja, professor, foi uma importante liderança para conduzir os interesses da nossa região, através da Univaja, em que foi coordenador por três vezes e muito contribuiu com o modelo da Univaja, atualmente,”, disse Eliesio.

Segundo Eliesio, a morte de Paulo é uma perda para a região do Vale do Javari, onde o líder indígena, com o indigenista Bruno Pereira, desenvolver projetos e denunciar ações de grupos criminosos e cobrar medidas de saúde e segurança na área com maior concentração de indígenas isolados.

As denúncias foram o que levaram Paulo Marubo ser uma das lideranças indígenas ameaçadas de morte por grupos criminosos que operam na região onde foram mortos o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips, ao denunciarem crimes socioambientais e violência dos invasores contra os indígenas.

O corpo de Paulo continua em Manaus, onde a Univaja tenta junto à Sesai e Funai para levar devolver o corpo para a família.

A Univaja e a Coiab divulgaram notas de pesar

“Nota de Pesar

A Coordenação da Organização Indígena Univaja e toda a comunidade indígena do Vale do Javari manifestam profundo pesar com a partida do parente Paulo Marubo. Nosso líder, que lutava contra um quadro de hepatite crônica, faleceu neste sábado, 3, em uma unidade hospitalar da cidade de Manaus.

Filho de uma grande liderança que conduziu o povo Marubo, Paulo contribuiu, efetivamente, para o desenvolvimento e pensamento político mais organizado e democrático da região.

Paulo conduziu a Univaja por quase 10 anos e liderou o processo de buscas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Criador da Equipe de Vigilância da Univaja (EVU) – sistema de monitoramento territorial junto ao mapeamento das invasões -, que têm se destacado nos últimos tempos, deixou como legado uma escola de líderes diferenciados que tem atuado em favor dos povos indígenas do Vale do Javari.

Paulo Marubo sempre será uma figura de extrema importância para todos nós, e acreditamos que um dia nos encontraremos em outros planos celestiais. Seguiremos firmes na condução de seus ensinamentos.

Eliésio Marubo – Procurador Jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari- (Univaja).”

Coiab

“A coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento de Paulo Marubo, liderança da Terra Indígena do Vale do Javari (TIVJ), no Amazonas. Ele lutava contra uma hepatite crônica decorrente de diversas epidemias e surtos epidemiológicos. E teve falência múltipla dos órgãos.

Paulo atuou como professor na TIVJ e foi coordenador geral da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), contribuindo para a implantação de projetos importantes de proteção territorial da TI. Criando condições para que a floresta e as vidas que ali habitam sigam em pé.

“Ele teve a sagacidade de dar vida a UNIVAJA. Se a UNIVAJA hoje é conhecida nacional e internacionalmente foi muito pela força política criada pelo Paulo. Foi ele que teve a inteligência de criar uma representatividade em Brasília. Ele me deu força para falar sobre a UNIVAJA no mundo. Ele foi um herói para nós.” diz Beto Marubo, amigo e companheiro de trabalho na União dos Povos Indígenas do Vale do Javari.

Neste momento de dor, prestamos nossa solidariedade à sua família e ao povo Marubo. Que os ancestrais o recebam.”

LEIA MAIS: