
(Foto: Larissa Lousrhania/ Portal AM1)
Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apertou as regras do Plenário da Casa Baixa, após o grande número de manifestações com cartazes, bonés e até pacotes de café e picanha durante às sessões.
Pelas redes sociais, o parlamentar informou sobre as alterações e pontuou que “a baderna não tem lugar na Casa”.
https://www.instagram.com/p/DGjh42hRkIg/
Hugo Motta proibiu o uso de cartazes, banners no Plenário Ulysses Guimarães e nas Comissões da Câmara.
A justificativa assinada por Motta “busca reafirmar os valores institucionais da Casa, garantindo que o ambiente legislativo permaneça compatível com o comprometimento”.
“Observa-se que a utilização de cartazes e afins nos recintos dos Plenários prejudicam o bom andamento dos trabalhos legislativos, transformando o debate de ideias relevantes ao país que se espera que aconteça nas tribunas em discussões muitas vezes infrutíferas e ofensivas”.
Para o presidente, a mudança evita episódios semelhantes ao da última semana ligados à denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que gerou tumulto na Casa.
Confira os documentos na íntegra.
Presidente frouxo?
Durante as últimas manifestações contra e a favor de Bolsonaro, presidia a sessão a deputada federal Delegada Katarina (PSD-SE), terceira secretária da Mesa. Ela precisou suspender a sessão para conter a briga entre os deputados.
Motta não gostou da reação dos colegas e afirmou que a Casa Baixa “não é o jardim de infância” e reforçou o pedido de respeito na condução dos trabalhos.
“Se vossas excelências estão confundindo este presidente como uma pessoa paciente, como uma pessoa serena, como um presidente frouxo, vocês ainda não me conhecem, (…) eu não aceitarei este tipo de comportamento.”
LEIA MAIS:
- Hugo Motta libera agenda na Câmara e deputados podem curtir o Carnaval
- Escudeiros de Bolsonaro, políticos do PL silenciam sobre ataque de Bosco ao ex-presidente
- Hugo Motta recebe Haddad e prioridades para agenda econômica
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.