Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

MP investiga irregularidades em UBSs rurais de Manaus

Entre as irregularidades detectadas pelo MP nas UBSs, estão a falta de servidores, manejo inadequado dos medicamentos e falta de espaço físico

MP investiga irregularidades em UBSs rurais de Manaus

UBSR do Ramal da Cooperativa, na BR-174, está na lista de irregularidades. Foto: Marinho Ramos/Semcom

MANAUS, AM – Duas Unidades Básicas de Saúde Rural (UBSRs) estão na mira do Ministério Público do Amazonas por irregularidades em seu funcionamento. O inquérito para apurar o caso foi instaurado em 2019, mas o MP agora quer verificar se as medidas necessárias foram adotadas pela Prefeitura de Manaus.

As investigações sobre o caso começaram em 2018, na UBSR do Pau Rosa, localizada no quilômetro 21 da rodovia federal BR-174. Na ocasião, o MP chegou a fazer uma vistoria no local e na UBSR do Ramal da Cooperativa, que funciona ligada à UBSR do Pau Rosa.

Na ocasião, o relatório da vistoria apontou irregularidades no aspecto estrutural e na parte de recursos humanos. Além disso, também foi detectado o manejo inadequado da armazenagem dos medicamentos, desorganização do ambiente de trabalho, e até a falta de espaço para a prestação de serviços e o péssimo estado de conservação de materiais, equipamentos e mobiliário.

Leia mais: ‘CPI pretende apurar irregularidades na negociação de vacinas’, diz Omar

A promotora Luissandra Chíxaro, responsável pelo caso, pediu à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que indique as providências tomadas para a solução das irregularidades, além dos documentos comprobatórios. “Vamos aguardar o decurso do prazo para resposta da SEMSA às requisições do Ministério Público, quando, então, serão analisadas as providências adotadas pela pasta da saúde para sanar as irregularidades apontadas, informou.

A reportagem entrou em contato com a Semsa para saber se as recomendações foram cumpridas pelo órgão. No entanto, até a publicação desta matéria, nenhuma resposta foi enviada. O espaço segue aberto para a inserção das respostas.

(*) Com informações da assessoria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.