Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

Nerds e geeks aguardam Campus Party na Amazônia: ‘grande expectativa’

Pela primeira vez, a Arena da Amazônia deve receber o maior evento de tecnologia e inovação do mundo

Nerds e geeks aguardam Campus Party na Amazônia: ‘grande expectativa’

Evento deve reunir grupos nerds e geeks em Manaus (Foto: Divulgação/ Campus Party)

A Campus Party Brasil 2023 deve chegar ao Amazonas em outubro, em formato presencial, após três anos de restrições causadas pela pandemia da covid-19. Aguardado desde 2020, o maior festival de tecnologia e inovação do mundo promete gerar inclusão e geração de empregos.

Em sua 15ª edição, o evento oferece palestras, workshops e várias atividades ligadas ao segmento tecnológico. Palestrantes renomados como Stephen Hawking, Al Gore, Buzz Aldrin, entre outros, já participaram de outras edições.

A expectativa é que o evento seja realizado em outubro, na Arena da Amazônia, e dure cinco dias, conforme os padrões do festival, com área de camping para o público dormir, área – open e a privada.

O amazonense Átila Simonsen, palestrante, líder da comunidade 1 Minuto Nerd e Campuseiros, falou sobre a expectativa de receber a Campus Party Amazônia.

“Dois longos anos para a realização de um sonho. Se acontecer, não esperamos que seja menos do que tudo que já acontece em uma Campus Party”, disse o líder de comunidade. Átila ainda destacou que essa será a Campus Party da inclusão e da geração de empregos.

“Networking, pessoas conseguindo emprego, palestrantes nacionais, internacionais e locais. Muito aprendizado e a muito famosa ‘depressão pós -campus’ (quando ela termina e a gente precisa voltar ao ‘mundo real’ de que não estamos mais naquela conexão incrível, uma cidade totalmente nova e absurdamente deslumbrante”, afirmou.

“A Campus Party é inclusiva, tanto tratando-se de LGBTQIAP+ quanto outros grupos. Há sempre magistrais (palestrantes do Palco principal) sendo Mulheres, pessoas pretas”, concluiu.

Guilherme Lestat é integrante da comunidade amazonense de tecnologia ‘1 Minuto Nerd’. O grupo é formado por pessoas com conteúdo na área Geek e empreendedores.

“As expectativas são grandes, pelo fato de não termos tido o evento presencial devido à pandemia, a vontade de ter um evento dessa magnitude é tamanha”, conta Guilherme, que já participou do festival em Rondônia.

Em preparação

Em dezembro de 2022, o Governo do Amazonas iniciou as tratativas para a realização do evento, mas ainda não há informações oficiais sobre data e programação. Na ocasião, o governador Wilson Lima defendeu a realização do festival.

“Nós temos potencial para sermos referência em todas as áreas, como tecnologia e desenvolvimento sustentável, e são esses eventos que geram visibilidade e atraem investimentos”, disse Wilson Lima.

Anunciada inicialmente para 2020, mas adiada por conta da pandemia, a versão amazônica do evento deverá ser voltada para o Amazonas, conforme já acontece em estados brasileiros como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal.

Ao todo, mais de 3 milhões de participantes já se reuniram, no mundo todo, para terem essa experiência, e o número cresce a cada ano.

O que tem na Campus Party?

A Campus Party é realizada em grandes locais, como estádios, centros de exposições e ginásios. O espaço precisa ser grande para abrigar as áreas de camping, praça de alimentação, arenas, e auditórios para palestras e oficinas.

A “cidade” Campus Party nunca dorme. Há uma programação com horários de eventos durante todo o dia, mas os campuseiros ficam em atividades, como games e outros, noite adentro, praticamente por 24 horas.

O local de realização da Campus conta com três espaços: Open Campus, Arena e Camping.

Open Campus

É a área gratuita do evento e conta com simuladores, drones, estandes de patrocinadores, espaço makers (‘um faça você mesmo’ tecnológico), startups (companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar inovações no mercado) e praça de alimentação.

Arena

Área paga do evento que conta com palestras, workshops, bancadas com internet de alta velocidade e três academias: Gamers, Developers e Creators. Nesse espaço, é comum a presença de centenas de gamers, que levam seus próprios computadores para jogar.

Camping

Também é uma área paga do evento e reservada para as pessoas que pretendem acampar nele. Barracas, duchas e um espaço para cuidados com a saúde e bem-estar ficam à disposição, além de uma padaria. A barraca pode ser levada para casa pelo hóspede depois do evento.

As atividades da Campus Party envolvem inovação, ciência, cultura, universo digital e empreendedorismo. Por isso, o evento atrai grande número de geeks (os famosos nerds), empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros entusiastas da tecnologia.

LEIA MAIS: