Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

New York Times questiona retirada de conteúdos da internet pelo TSE

Texto foi intitulado “Um homem pode agora decidir o que pode ser dito online no Brasil”

New York Times questiona retirada de conteúdos da internet pelo TSE

Foto: Reprodução

EUA – O jornal norte-americano New York Times publicou, na última sexta-feira (21), uma matéria questionando a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite a retirada de conteúdos da internet que forem considerados pelos ministros da Corte como “sabidamente inverídicos”.

“[…] ao permitir que uma única pessoa decida o que pode ser dito online no período que antecede a eleição de alto risco que será realizada em 30 de outubro [segundo turno da eleição presidencial], o Brasil se tornou um caso de teste em um crescente debate global sobre até onde se pode ir no combate às ‘fake news’”, destacou o jornal americano, no texto intitulado “Um homem pode agora decidir o que pode ser dito online no Brasil”.

A medida aprovada pelo TSE também permite que o tribunal determine a “suspensão temporária” de 24h dos canais ou perfis que produzem “desinformação sistemática”.

Leia mais: PGR questiona norma do TSE sobre retirar postagens das redes sociais

O jornal citou a relação tumultuada entre Bolsonaro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que na corte constitucional “ordenou investigações sobre Bolsonaro e mandou prender alguns dos apoiadores do presidente pelo que Moraes disse serem ataques às instituições democráticas do país”.

Leia mais: TSE concede direitos de resposta a Lula e Bolsonaro perde quase 1 hora na TV

“Mas, nesse processo, Moraes despertou preocupações de que seus esforços para proteger a democracia do país tenham na verdade a erodido”, pontuou o jornal americano.