Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

No AM, 4 municípios estão em situação de emergência por conta de queimadas

Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Envira e Itamarati são os municípios mais afetados pela estiagem e por incêndios florestais.

No AM, 4 municípios estão em situação de emergência por conta de queimadas

(Foto: Divulgação/CBMAM)

Manaus (AM) – O Amazonas tem registrado altas temperaturas devido às queimadas recorrentes na capital e no interior, principalmente nas regiões sul e metropolitana de Manaus.  Além das queimadas, a região Norte passa por uma seca histórica nos rios. Com isso, o governador Wilson Lima (UB) decretou situação de emergência ambiental na última terça-feira (12) ao lançar a Operação Estiagem 2023.

Além do decreto, Lima anunciou o investimento de R$ 100 milhões, com a mobilização de 30 órgãos da administração direta e indireta do estado. A operação terá apoio institucional da Marinha do Brasil para fortalecer a ação integrada dos órgãos estaduais no atendimento das populações afetadas pela seca dos rios, com ênfase nos municípios do interior do estado.

Entre as medidas anunciadas estão o apoio às famílias afetadas com o envio de ajuda humanitária, distribuição de kits de higiene pessoal, hipoclorito de sódio, além de renegociação de dívidas e fomento aos produtores rurais.

Segundo levantamento da Defesa Civil do Amazonas, quatro municípios já se encontram em situação de emergência, sendo: Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, na calha do Alto Solimões, Envira e Itamarati, na calha do Juruá. Outras 15 cidades estão em situação de alerta e 13, em estado de atenção.

Vice-governador em visita ao 9° Distrito Naval do Rio Negro (Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Nessa quarta-feira (13), o vice-governador do estado, Tadeu de Souza, realizou uma visita técnica na Estação Naval do Rio Negro, no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus. Tadeu de Souza conheceu a infraestrutura e as atividades desenvolvidas pelos órgãos militares que funcionam no local e destacou a importância da troca de experiências entre os entes públicos.

O vice-governador foi conduzido pelo comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante Thadeu Lobo, que apresentou a estrutura do Navio-Patrulha Fluvial Pedro Teixeira, atracado no porto da estação. A embarcação faz operações periódicas nos rios do Amazonas e presta apoio à população ribeirinha, levando assistência médica e ações de cidadania.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

134 homens trabalham no combate a incêndios no Arco do Fogo, no sul do AM

Em 48 horas, Corpo de Bombeiros combate 23 incêndios na capital