Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

No AM, federações e partidos batem o martelo e definem candidatos neste final de semana

Nas convenções partidárias também serão revelados os vices que devem compor as chapas para o governo do AM.

No AM, federações e partidos batem o martelo e definem candidatos neste final de semana

MANAUS – As federações PSDB Cidadania e Fé Brasil, além dos partidos Solidariedade e PSOL realizam as convenções neste final de semana, em Manaus, para oficializar seus candidatos e coligações. A expectativa em torno dos eventos é grande, principalmente, porque devem ser revelados os nomes dos vices das chapas majoritárias.

Neste sábado (30) o PT fará o evento às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos, na zona Sul de Manaus. É esperado que a legenda oficialize o apoio à candidatura de Eduardo Braga (MDB) ao governo, de Omar Aziz (PSD) ao Senado, além de anunciar os candidatos a deputado federal e estadual.

(Foto: Divulgação)

No mesmo dia, às 10h, na zona Norte da Cidade, a Federação PSDB Cidadania vai oficializar a candidatura de Amazonino Mendes (Cidadania) ao governo, e a de Arthur Neto (PSDB) ao Senado, tendo Maria do Carmo Seffair como sua primeira suplente. A federação deve anunciar quem será o vice na chapa de Amazonino, e as chapas para os cargos proporcionais.

“O encontro deverá ainda aprovar a estratégia eleitoral e o nome que será adotado pela federação neste pleito de 2022”, informou a assessoria da federação.

Leia mais: Juntos novamente, Amazonino e Arthur já trocaram muitas ofensas e acusações

Já no domingo (31), será a vez do Solidariedade oficializar a candidatura de Ricardo Nicolau ao governo. A sigla também deve anunciar quem vai compor a chapa de Nicolau como vice, e os candidatos nas demais chapas para cargos proporcionais. O evento será na quadra da Escola de Samba Unidos do Alvorada, na zona Centro-Oeste da cidade, às 9h.

A Federação Fé Brasil, composta pelo PT, PV, PCdoB, também fará a convenção partidária no domingo para homologar as candidaturas e o palanque ao governo do Amazonas, que deve ser Eduardo Braga (MDB). O evento será na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

“A convenção vai acontecer a partir das 9h e vai até o meio-dia. É uma convenção política para homologar as candidaturas já aprovadas pelos partidos e ao mesmo tempo dizer para o povo do Amazonas que a Fé Brasil tem esperança que o Brasil volte a sorrir”, afirmou o presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra.

Leia mais: Campanha ao Governo do AM esquenta, mas cenário segue indefinido até fim das convenções

Ainda no domingo, o PSOL também fará a convenção na sede do Sulámérica Esporte Clube, na zona Oeste, às 15h. O partido vai definir um candidato ao governo, que poderá ser o advogado Marcelo Amil ou o indígena e médico, Israel Tuyuka. A legenda também fará a escolha de um nome para o Senado, e definirá os candidatos a deputado federal e estadual.

“Nesse dia, nós vamos estar fazendo uma escolha, a partir da participação dos filiados, haja vista que nesse direito democrático os filiados tem vez e voz”, disse a presidente do PSOL, Rosilane Almeida, sobre o evento.

(Foto: Divulgação)

Após realizar as convenções, os partidos, federações e coligações terão até 15 de agosto para solicitar o registro dos candidatas e candidatos. A partir do dia 16 de agosto inicia oficialmente a campamha eleitoral e o primeiro turno do pleito ocorre em 2 de outubro.