Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Política

No olho do furação, Joana e Amazonas FC evitam comentar polêmicas

Nem a deputada e nem o Amazonas FC se manifestaram ao serem procurados pela reportagem.

No olho do furação, Joana e Amazonas FC evitam comentar polêmicas

Foto: Deborah Melo/FAF

Manaus (AM) – Após toda a polêmica da capivara Filó, o nome da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) voltou a ser comentado. Desta vez, por meio de emenda parlamentar, ela destinou R$ 3,5 milhões (3.559.000,00 exatamente) ao clube de futebol Amazonas FC, participante da série C do Campeonato Brasileiro deste ano.

Em entrevista a uma emissora local, a parlamentar explicou o porquê  de investir em um único clube.

“O Amazonas é o único clube que se habilitou para fazer a parceria com o Governo do Estado do Amazonas no projeto Pelci. Existia um chamamento público para vários clubes e só o Amazonas foi habilitado. Além disso, hoje é o time que está na série C, é o time que venceu o Barezão e é o time que apresentou o projeto para mim e disse “vamos construir várias mãos”. E além disso, eu sou torcedora”, explicou a parlamentar.

 

Nas redes sociais,  a jornalista do Portal 360, Cinthia Blink, publicou um vídeo explicando a relação da deputada com o clube amazonense.

De acordo com as informações apresentadas pela jornalista, o atual presidente do clube, Wesley Santos, era secretário executivo da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em 2022, junto ao ex-secretário Emerson Lima. Eles deixaram o cargo em 30 de dezembro de 2022.

Por sua vez, o esposo de Joana Darc, Aldenor Lima, é o principal patrocinador do clube e irmão de Emerson Lima.

O questionamento que Blink faz é: “Será que isso tem a ver com a simpatia que Joana Darc tem com esse time?“, diz.

No entanto, a parlamentar  não é a única patrocinadora. Outros parlamentares também “doaram” uma quantia milionária ao atual campeão do Barezão 2023. A quantia chega a R$ 15 milhões e o assunto redeu críticas não somente no mundo do futebol como também na política amazonense.

O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednalison Rozenha, também parlamentar na Casa Legislativa, afirmou que o fato de um clube receber, sozinho, patrocínio da Aleam, é preocupante; porém não pode interferir na conduta dos demais colegas.

“O parlamentar é uma questão pessoal. A gente não pode interferir nos destinos das emendas pessoais dos deputados. Essa repercussão me deixa preocupado porque eu tenho medo de inibir outros deputados em investir nos seus clubes de coração”, disse Rozenha.

Procurado pela reportagem, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) não se manifestou se irá investigar a situação e nem se descarta a possibilidade de uma investigação para com o clube de futebol. De acordo com a assessoria, “o primeiro ponto é saber se existe denúncia a respeito“.

A reportagem também procurou a deputada, que não se manifestou. O Amazonas FC também preferiu não se posicionar sobre a polêmica.

 

LEIA MAIS: