Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Notícias

Após mortes no Crespo, tráfico registra novos crimes

De 31 de outubro a 4 de novembro, foram registradas 30 mortes com características de acerto de contas, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML)

Após mortes no Crespo, tráfico registra novos crimes

Policiais militares durante patrulha no bairro Crespo (Carlos Bolívar/Amazonas1)

A morte de ‘17’ suspeitos do tráfico de drogas pela Polícia Militar (PM) – número informado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) – no bairro Crespo, na zona sul, completa, nesta quarta-feira, 6, sete dias, e o crime organizado se mantém ‘fortalecido’, contabilizando novas execuções: foram, aproximadamente, 30 mortes com características de acerto de contas, no período de 31 de outubro a 4 de novembro, segundo dados do Instituto Médico Legal (IML).

A média é de seis casos/dia, número que vem se mantendo nos últimos dois meses, o dobro da média diária de 2018. Mas a violência não se restringe aos membros de facções que disputam novos territórios. A cada assassinato, pessoas sem envolvimento com o crime viram vítimas, quando são obrigadas a deixar suas próprias moradias e/ou tornam-se alvos, quando confundidos com bandidos.

Técnicos especializados em Segurança Pública do Amazonas e de todo o Brasil atestam, em estudos, que ‘matar’ não resolve o problema da violência, a não ser que seja para atender interesses específicos.

Lei ou educação

Respeitado pela produção de pesquisas detalhadas, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em um estudo de 2017, mostrou que investir em Educação e Empreendedorismo reduz mais a violência do que apenas endurecer a lei. A pesquisa foi feita em todas as regiões do País.

Grupos de risco

Sem escola, sem trabalho ou com inserção laboral precária, os jovens ficam mais desprotegidos e mais expostos, por exemplo, à cooptação pelo crime organizado (51% dos jovens que cumpriam medida socioeducativa de privação de liberdade não estudavam e 49% não trabalhavam).

Confira a segunda parte da Coluna Cenário desta terça-feira, 5

(*) Publicada, simultaneamente, na Coluna Claro&Escuro do Jornal Diário do Amazonas