Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cidades

Família usa whatsapp para dar ‘carona’ a candidatos do Enem

Família usa whatsapp para dar ‘carona’ a candidatos do Enem

Em Manaus (AM), famílias se juntaram para fazer percursos e ajudarem candidatos a chegarem aos locais das provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes do fechamento dos portões. Esse foi o caso da família do jornalista, 46, Rodrigo Araújo, que há 3 anos realiza a chamara “carona solidária” e, em 2018, contou com a ajuda das correntes de whatsapp.

Rodrigo Araújo ajuda candidatos do Enem a chegarem no horário, há três anos (Reprodução)

Ele conta que já sentiu na pele o que é ser estudante e correr pelas ruas de Manaus para chegar ao local de prova. “Fiz meu vestibular em 1994 e naquela época foi muita correria. Anos depois vi no noticiário pessoas tentando chegar ao local de provas em meio a uma forte chuva e aquela imagem me comoveu, então surgiu a vontade de ajudar o próximo”, disse.

O comunicador não sabe enumerar quantas pessoas já conseguiu ajudar com o gesto nobre, mas relata que muitos casos marcaram ele como como ser humano e lhe proporcionaram lições de vida. Entre eles, a história de um rapaz que mesmo com a carona solidária de Rodrigo, os portões fecharam bem antes da chegada ao local.

Rodrigo explicou que nesse momento, teve uma das maiores frustrações. “Esse rapaz tinha vindo do interior do Amazonas, quando ele me viu oferecendo carona, não duvidou e logo o levamos, mas infelizmente não chegamos a tempo. Ele ficou muito emocionado, eu me segurei também, mas ao chegar em casa chorei bastante. Uma sensação de fracasso, sabe”, declarou.

Para o jornalista, o vestibular é um momento especial em que muitos jovens se preparam o ano todo afim de realizar o tão sonhado vestibular com êxito e entrar na faculdade. Ele declarou ainda que mesmo com o alto preço da gasolina, faz questão de encher o tanque e realizar a ação todos os anos com o apoio da família.

Receio

Perguntado ao jornalista se as pessoas aceitam a carona de forma amigável, ele explicou que muitas rejeitam se a carona é o oferecida nas primeiras horas da manhã por receio da segurança. Com o passar do relógio, o desespero de quem ficou ‘preso’ nas paradas, aumenta a pressão dos jovens e eles se sentem a vontade para aceitar a carona amiga.

Este ano, Rodrigo conta ainda que fará um trajeto diferente dos anos anteriores. “Meus filhos gêmeos resolveram abraçar a causa e este ano eu irei em um carro com um dos filhos e minha esposa fará em outra zona com o carro dela. Então trabalharemos em quatro, cada um em uma zona de Manaus”, explicou.

Mensagem no whatapp

“Olá, pessoal! Neste domingo temos prova do Enem e quem estiver de bobeira de manhã e quiser fazer uma boa ação, pega o carro e percorre as paradas de ônibus para dar carona para a molecada de Manaus…” – A mensagem otimista colocada em grupos de Whatsapp três dias antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chama atenção de muitas pessoas ao se tratar de uma ação solidária.

(*) Matéria reproduzida pelo Jornal/Portal O Globo