Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Notícias

Servidores confirmam paralisação de advertência para quarta-feira

Propósito é pressionar o governo a revogar a lei 84/2019, que congela salários por 2 anos. Se não forem atendidos, sindicatos prometem endurecer

Servidores confirmam paralisação de advertência para quarta-feira

Representantes de vários sindicatos se reuniram hoje à tarde para confirmar a paralisação de advertência (Foto: Divulgação)

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 22, representantes de sindicatos dos servidores públicos de diversas categorias confirmaram o indicativo de paralisação geral das atividades por 24 horas, programada para a próxima quarta-feira, 24.

Coordenada pelo presidente da Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), Gerson Feitosa, o grupo discutiu e apresentou os tópicos a serem pautados na paralisação de advertência. Mas, a principal reivindicação do grupo é que o governo revogue a lei 84/2019, aprovada pelo governo do Estado no último dia 12 de julho, cujo cerne principal é o congelamento de salários do funcionalismo público por 2 anos.

Policiais e bombeiro militares, defendem ainda a promoção de todos os policiais aptos até dezembro deste ano, tanto pelo quadro especial quanto pelo quadro normal, conforme ata da categoria. Querem que todos os policiais das turmas de 1989 até 1998 sejam incluídos nesta ata para evitar prejuízos irreparáveis. Incluir, ainda, na totalidade todas as turmas 2008, 2009 e 2014 nesta ata de promoção.

O sindicato da categoria defende ainda o pagamento dos 4,85% de data-base, juntamente com retroativo pagos agora em agosto e o adiantamento da última parcela de 9,75%, prevista para abril de 2020 e que seja cumprido o pagamento do auxílio-fardamento para o próximo mês, conforme já estava acordado.

A paralisação geral de todos servidores do Estado foi decidida em assembleia realizada no último sábado.

Em nota o sindicato e associação do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado do Amazonas (MUSP-AM) emitida para o governador do Estado, Wilson Lima, informa que a paralisação inicia com um ato às 9h da manhã em frente ao Palácio do Governo, na Compensa, Zona Oeste de Manaus.

“Caso não ocorra negociações, uma nova assembleia, que já está marcada para o dia 27, irá decidir por uma greve geral dos servidores públicos por tempo indeterminado”, disse Gerson Feitosa.