Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Nova bancada do AM articula defesa da ZFM e eleição da Câmara com Lira

Arthur Lira está em campanha para se reeleger presidente da Câmara dos Deputados em fevereiro

Nova bancada do AM articula defesa da ZFM e eleição da Câmara com Lira

Deputados federais participaram de um jantar em Brasília (Foto: Divulgação/Silas Câmara)

BRASÍLIA – Deputados federais eleitos no Amazonas no último pleito se reuniram com o atual presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), na noite desta terça-feira (17). Lira está em campanha para se reeleger presidente da Casa e articula a aproximação com os parlamentares.

Participaram do encontro os deputados federais reeleitos, Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL) e Silas Câmara (REP); e os novos deputados eleitos Amom Mandel (Cidadania), Fausto Júnior (União) e Saullo Vianna (União).

O veterano Sidney Leite (PSD) e o novato Adail Filho (Republicanos) não estiveram no encontro.

Além da eleição para a Mesa Diretora da Câmara, os parlamentares aproveitaram para tratar de assuntos da região, como a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM), diante das mudanças propostas pela reforma tributária.

“Reafirmamos a nossa aliança em defesa da Zona França de Manaus, da BR-319, da liberação e viabilidade da integração através dos portos e aeroportos, internet e telefonia móvel de qualidade no interior, entre outros desafios para melhoria da qualidade de vida do povo amazonense”, escreveu Silas Câmara, nas redes sociais.

Saullo Vianna, por sua vez, discutiu sobre a importância do Amazonas ter membros na Comissão que trata da reforma tributária, em função das excepcionalidades tributárias da ZFM, para garantir a sustentabilidade do modelo.

“Nos últimos anos, a Zona Franca sofreu duros e constantes ataques e isso é algo que precisamos evitar. Por isso, pedi ao presidente Arthur Lira que seja nosso aliado em defesa do nosso modelo de desenvolvimento econômico que já provou ser exitoso, além de garantir a preservação constante da floresta Amazônica”, disse Saullo.

Dos deputados que não participaram do encontro, apenas Adail Filho não justificou a ausência.

Voto declarado

Questionado pela reportagem, o deputado Sidney Leite (PSD) afirmou que não pôde participar do jantar em Brasília porque já tinha compromissos agendados. Contudo, ele afirmou que já conversou com Lira sobre as pautas da região, como a defesa da ZFM, e declarou voto no atual presidente.

“Meu voto, ele sabe que é dele, inclusive, participo do grupo de trabalho que está ajudando nesse processo de articulação da reeleição, por motivos outros, compromissos agendados não pude estar no jantar”, disse ao Portal AM1.

Eleição para a mesa diretora

Os deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse no próximo dia 1º em sessão marcada para as 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

O atual presidente da Casa, Arthur Lira, busca a reeleição. Quando disputou o cargo em 2021, ele teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, o parlamentar visitou o Amazonas e conheceu a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, e se comprometeu com a manutenção da Zona Franca.

LEIA MAIS: