Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Nova pesquisa mostra Lula à frente de Bolsonaro e desastre da terceira via

Ex-presidente lidera a disputa em todos os cenários no primeiro e no segundo turno; pesquisa mostra Bolsonaro em um amargo segundo lugar

Nova pesquisa mostra Lula à frente de Bolsonaro e desastre da terceira via

Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP – Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto Ipespe na quinta-feira (27) mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando a corrida eleitoral de 2022. Lula aparece com 44% das intenções de votos, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que fica com 24% dos votos no primeiro turno.

A novidade é o empate técnico entre dois candidatos que se propõem a ser terceira via. Ciro Gomes (PDT) aparece empatado com o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos). Os dois têm 8% das intenções de votos. Na sequência, está João Doria (PSDB), com 2%, e Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania) com apenas 1% das intenções de votos. Luiz Felipe d’Ávila (Novo) não teve pontos.

8% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos já listados, não votariam em geral, ou que votariam branco ou nulo. Outros 4% não souberam escolher entre os citados.

Leia mais: Bolsonaro cresce em nova pesquisa e deixa 3ª via distante; Lula continua na liderança

Já no segundo turno, o quadro muda. Em um possível segundo turno com Lula e Bolsonaro, o ex-presidente leva a melhor, com 54% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro fica com 30%. Em outro cenário, num segundo turno entre Lula e Moro, o petista continua vencendo, com 50%, enquanto o ex-ministro da Justiça tem 31%.

Em um cenário de segundo turno entre Lula e Ciro, o placar fica em 51 a 25, com 24% de brancos, nulos e indecisos. Lula também vence João Doria por 52 a 19, com 29% de indecisos. Já em outro cenário, Ciro vence Bolsonaro por 45% a 33%. Doria também vence o atual chefe do Executivo federal, por 42% a 33%, e Moro vence Bolsonaro por 35% a 28%, com 37% de brancos, nulos e indecisos.

A pesquisa foi realizada em todas as regiões do país por telefone, com 1000 entrevistados, entre os dias 24 e 25 de janeiro. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

(*) Com informações da CNN Brasil.