Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Novos conselheiros tutelares de Manaus tomam posse do cargo

Somente após a realização do curso de capacitação e aprovação, os conselheiros eleitos foram certificados para a exercerem a função

Novos conselheiros tutelares de Manaus tomam posse do cargo

Conselheiros tutelares assinam termo de atuação. (Foto: Ericles Albuquerque / Amazonas1)

Um total de 45 conselheiros tutelares foram empossados na tarde desta sexta-feira, 10, em cerimônia na sede da Prefeitura de Manaus, zona Oeste. Os eleitos receberam o diploma de capacitação para exercerem o mandato e atuarem em suas respectivas zonas da cidade e rural, no período de 2020 à 2023. 

Veja mais:

Acirrada, eleição para conselheiro tutelar acontece no domingo com 255 candidatos

          Eleição para conselheiro tutelar em Manaus é suspensa

                    Justiça volta atrás e mantém votação para conselheiro tutelar

Novos conselheiros tutelares são eleitos após votação no domingo

A divisão dos conselheiros é de cinco representantes para cada uma das zonas da cidade e zona rural. Eles foram eleitos em outubro de 2019, e só após aprovação no curso de capacitação obrigatório tomaram posse. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizaram a certificação.

“Nós precisamos fortalecer a nossa infância e a nossa juventude. Agradeço a todos os órgãos que contribuíram para a chegada desses candidatos até aqui, que estão habilitados a executar as tribunícios de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Agora começa uma nova etapa”, disse Conceição Sampaio, presidente da Semasc.

A titular da 28ª promotoria de justiça da infância e juventude do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Vânia Marques Marinho, participou da certificação e falou sobra a importância dos conselheiros.

“Todo dia buscamos garantir o direito das crianças e dos adolescentes do município de Manaus, com o fortalecimento desta rede de proteção. Então os conselheiros vem pra somar e contribuir ainda mais para a sociedade, estando o mais próximo possível dos bairros”, declarou Vânia.