Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cidades

Número de feminicídios em 2019 é o maior registrado nos últimos 3 anos em Manaus

Em 2019 a violência doméstica em Manaus ultrapassou 18 mil registros em delegacias, através de denúncias realizadas pelas vítimas

Número de feminicídios em 2019 é o maior registrado nos últimos 3 anos em Manaus

(Foto: Divulgação)

O número de feminicídios em Manaus no ano de 2019 foi o maior registrado, comparado com os últimos três anos. Os dados da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP), apontam que no ano passado foram registradas 12 ocorrências. Em 2018, houve três crimes notificados, contra 10 em 2017 e em 2016 a capital amazonense apresentou nove mortes de mulheres.

“As ações que a Polícia Civil tem tomado para reprimir o número de feminicídio, é informar as vítimas que sofreram violência doméstica a denunciarem o quanto antes, as primeiras violências ocorridas, sejam elas verbais, morais ou psicológicas. Notificar o quanto antes, para que a vítima receba uma medida protetiva de urgência e consiga o afastamento desse agressor, evitando assim que haja um confronto maior entre o agressor e a vítima, onde a mulher acaba sendo morta, aumentando os dados do feminicídio”, declarou a delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (Deccm).

O aumento mostra uma triste realidade e expõe uma desigualdade de gênero demasiada. A violência doméstica contra a mulher, em 2019, totalizou 18.464 denúncias realizadas, envolvendo casos como ameaça, injuria, difamação, lesão corporal entre outros, números esses menores em comparação com o total em 2018 , que chegou a marca de 24.533 notificações registradas na polícia. 

Delegada Débora Mafra, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra A Mulher (Divulgação).

“Como mostram os números de feminicídios no Brasil, não somente no Amazonas,  as mulheres que não denunciam são as maiores vítimas de feminicídio, incluindo também aquelas vítimas que registram, depois voltam ao juiz pedindo a retirada da denúncia, retornando com o agressor, sendo vítimas passíveis de morrerem nas mãos de um ofensor. Por isso informamos que as vítimas denunciem o quanto antes, e possam ir até o final com o seu processo, vivendo uma nova vida, de conquistas e sucesso, e sem violência doméstica”, disse a delegada Debora.

As denúncias de violência doméstica mais recorrentes registradas em 2019 foram de ameaças com 5.475 notificações. No ano de 2018 esse número foi maior com 7.604 registros. Injúria, registrada como natureza do crime, seguiu 2019 com 5.505 denúncias, contra 7.519 em 2018.

“As mulheres estão se emponderando cada dia mais, tendo menos medo de denunciar, por confiar na polícia e no judiciário, com ações que demonstram a preocupação com as condições dela dentro de casa. Tudo isso traz para vítima um grande ânimo, sabendo que outros casos estão sendo resolvidos, e que o dela também será”, finalizou Mafra.

Em Manaus, existem três delegacias especializadas que atuam em crimes contra as mulheres, sendo a DECCM no Parque Dez, a DECCM na Colônia Oliveira Machado e a DECCM no bairro Cidade de Deus.