Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Política

TRE-AM prepara estratégias para combater fake news nas eleições 2020

O Facebook foi o veículo mais utilizado na disseminação de conteúdos falsos , segundo dados do TRE-AM, nas últimas eleições

TRE-AM prepara estratégias para combater fake news nas eleições 2020

O Governo Federal sancionou a lei  13.834/2019, que vai punir aquele que divulgar informações falsas contra candidatos no período eleitoral. A pena para este crime vai de dois a oito anos de cadeia.

Além da prisão a lei também vai penalizar quem acusar de forma mentirosa um candidato com o objetivo de denegrir sua candidatura. Se a calúnia for em anonimato ou um nome falso a punição é maior. A sanção foi realizada na segunda-feira, 11.

A equipe de reportagem do Amazonas1 entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para verificar quais as estratégias adotadas para coibir essas práticas nas eleições municipais do ano que vem.

A Corte informou que, no momento, aguarda o posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está definindo as medidas a serem tomadas ao longo do próximo processo eleitoral.

O TRE-AM aguarda essa definição para estabelecer as linhas de ação para as eleições de 2020. Mas deve agir da mesma forma como nas eleições de 2018. Com equipes na rua, aplicativo de monitoramento de denúncias e grupo de tecnologia para rastrear os IPs suspeitos.

Em 2018, o TRE-AM atuou através do Comitê de Combate às Fake News, em números  contabilizados   até   25/10/2018, o   Comitê  foi acionado  194  vezes  pelos  juízes  auxiliares  e  da  propaganda,  obtendo  êxito em aproximadamente 97% das demandas.  

Em relação às demandas recebidas, o trabalho do comitê pode ser dividido da seguinte maneira:

Já   às   operadoras   de   telefonia   e   provedores   de aplicação/internet, as principais empresas acionadas foram as seguintes:

O Facebook, por ser a rede social mais popular, foi a ferramenta mais utilizada para veiculação de conteúdos falsos e ofensivos aos personagens do pleito em curso.

Por fim,  consideram-se  positivos   os   resultados   do   Comitê, pois,  em  seu  primeiro  ano  de  atuação,  conseguiu  atender  de  forma célere e eficaz quase que a totalidade de demandas a ele dirigidas.

E dessa forma foi  possível constatar   que   o  principal   agente   para disseminação  das  notícias  falsas  é  o  próprio  usuário  da  rede  social,  sobre quem deve recair urgentemente as campanhas de conscientização.

Fake News

O Fake News se conceitua como um boato, uma notícia falsa que é propagada de maneira parcial, e que tem como intuito enganar e confundir. Essa notícia pode ser disseminada através da televisão, jornal impresso, e também nas redes sociais, onde se tem um maior número de propagação de fake News.  

Essas informações abusão do sensacionalismo, e do exagero para que seu alcance seja ainda maior. Em época de campanhas eleitorais por exemplo surgem inúmeras notícias contraditórias e mentirosas, o que faz o judiciário agir com rigor no combate a disseminação dessas informações falsas.