Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Obra da prefeitura causa transtorno aos moradores do bairro Gilberto Mestrinho

Barro tomando conta da rua, tubulações espalhadas, buracos abertos e bueiros que jorram água a cada instante, essa é a realidade enfrentada todos os dias pelos moradores

Obra da prefeitura causa transtorno aos moradores do bairro Gilberto Mestrinho

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Manaus – Há cerca de dois meses que moradores da rua Garça Parda e da rua Cruzeiro, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste de Manaus, são obrigados a conviver com uma obra abandonada pela Prefeitura de Manaus. O que começou com uma esperança para a melhoria da rua, acabou se tornando o pior pesadelo das famílias residentes no local, que estão sendo ignorados pelas autoridades.

Por meio de denúncias, os moradores apelaram ao Portal AM1 para cobrar soluções do prefeito David Almeida e do secretário de Infraestrutura, Renato Júnior, que não dão atenção para a situação precária em que as famílias estão vivendo.

Leia mais: Moradores do Santo Antônio jogam cascalho nos buracos das ruas: ‘a prefeitura não veio arrumar’

Com o barro tomando conta da rua, tubulações espalhadas a cada canto, buracos abertos e bueiros que jorram água a cada instante, essa é a realidade enfrentada todos os dias pelos moradores das ruas. De acordo com a moradora Rosa Silva, a Secretaria Municipal de Infraestrutura foi ao local para realizar reparos, devido aos buracos que estavam aparecendo no local, no entanto, a obra foi se prolongando até que os funcionários não apareceram mais.

Foto: Camila Duarte / Portal AM1

“Eles trouxeram as máquinas e cavaram, ficou dificultando a passagem de todo mundo. Eles deixaram as máquinas aqui e vieram por uma semana, correto todos os dias de semana. Depois, eles deixaram as máquinas e não vieram mais”, contou.

Apesar de não aparecerem mais pela rua, a moradora informou que, após duas semanas, os trabalhadores voltaram para continuar o serviço, porém, a cada dia que passava, os resultados do trabalho da Seminf causavam transtorno aos moradores.

Leia mais: Vídeo: moradores do bairro Tarumã denunciam esgoto a céu aberto

“Vieram e cavaram mais, trouxeram as tubulações para trocar e passaram o dia fazendo isso. Eles precisaram cortar a nossa água e ficamos o dia sem água e só ligaram de novo no final da tarde. Depois disso, eles foram embora”, explicou.

Foto: Camila Duarte / Portal AM1

Por conta do serviço inacabado, os moradores estão tendo dificuldades de locomoção. No caso da dona Rosa, ela precisou estacionar o carro em outra rua, mas fica preocupada quanto à segurança, uma vez que não tem como vigiar o veículo.

“Eles não nos dão uma posição, perguntamos quando eles vêm para terminar e disseram que vão voltar daqui uns dias, mas não dão um dia correto”, disse.

Transtorno quando chove

Se nos dias de sol a dificuldade é grande, a situação piora nos dias de chuva. De acordo com o autônomo Emanoel Silva, a rua fica completamente alagada quando chove. Em dias de temporais na cidade, os buracos se enchem de água, que se espalha por toda a rua e alguns moradores acabam sendo afetados.

No caso dele, a situação é diferente. Apesar de não morar de frente para o grande entulho de barro feito pela Seminf, a residência onde vive fica de frente para um bueiro que jorra água sem parar.

Leia mais: Renato Júnior ignora buracos de Manaus e vibra como um blogueiro com 14k em seguidores: ‘ao infinito e além’

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

“Quando eu passo com o bebezinho da minha irmã, tem muita dificuldades para passar pelo local. Porque as pessoas passam com as motos, pois só moto passa por aqui, e eles me assustam e, por conta da água e do lodo, pode causar um acidente. Eu quase caí uma vez, tem que ter cuidado para passar”, desabafou.

Para passar pelo local onde o problema é grande, é preciso fazer uma força-tarefa. De acordo com ele, quando precisa sair com o bebê de colo, é necessário mais pessoas para carregar o carrinho de bebê e ter o cuidado para não tropeçar e causar um acidente. “Eles vieram aqui fazer o buraco e fazer a besteira na nossa rua. Cavaram, cavaram, mas não fizeram nada”, afirmou.

Sem retorno

O mototaxista José Andrade mora ao lado de um enorme buraco, que também seria onde os trabalhadores da Seminf estariam realizando as obras. Depois da equipe cavar para chegar até a tubulação, é mais um trecho da rua em que ficou abandonado nos planos da Prefeitura de Manaus.

“Com muita luta, conseguimos fazer a prefeitura mudar a tubulação antiga, só que eles iniciaram e foram embora e não voltaram mais. É uma situação complicada, quando eles vinham, trabalhavam a hora que queriam e iam embora”, comentou.

Foto: Camila Duarte / Portal AM1

Para garantir o sustento, o mototaxista afirmou que é complicado sair da rua para conseguir trabalhar, mas que não pode pedir mais soluções, e o jeito é esperar pela prefeitura.

Leia mais: David Almeida chama Guedes de ‘imbecil’ e mobiliza líderes evangélicos contra Bolsonaro

“Aqui é muito difícil para sair. Ainda bem que eu não tenho carro, porque se fosse para sair de carro, não dava. É uma situação lamentável, só temos que esperar, sabe Deus quando que eles vêm!”, lamentou.

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Essa não é a primeira vez que os moradores se reúnem para tentar buscar soluções para a rua. Inclusive, políticos já foram até o local prometendo que iriam resolver o problema, mas até agora nada.

O Portal AM1 procurou a Secretaria Municipal de Infraestrutura para cobrar respostas e o motivo de a obra ter sido abandonada pela pasta. No entanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno.