Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Obra da Prefeitura de Manaus vira lixão irregular e tira o sossego de moradores

Como se o problema já não fosse o suficiente, um caminhão despejou uma grande quantidade de massa pão na área, que acabou se espalhando pela via

Obra da Prefeitura de Manaus vira lixão irregular e tira o sossego de moradores

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Manaus, AM – Uma obra iniciada pela Prefeitura de Manaus tem tirado o sossego dos moradores da Rua 43, no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. O que era para ser um aterro, irresponsavelmente foi abandonado pelas autoridades e hoje funciona como um lixão a céu aberto, colocando em risco a saúde da população.

A obra iniciou na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) e, com a troca na administração municipal, foi abandonada pelas autoridades. No ano passado, o Portal Amazonas 1 esteve no local para denunciar o descaso da prefeitura, mas a situação se agravou com o passar dos meses.

Leia mais: Pela oitava vez, morador reclama do mesmo buraco na Redenção: ‘nenhuma resposta das autoridades’

Como se o problema já não fosse o suficiente, na última sexta-feira (12), um caminhão despejou uma grande quantidade de massa de pão na área por um caminhão de uma panificadora não identificada. O material descartado acabou se espalhando pela rua e impedindo a passagem no cruzamento entre a Rua 43 com a Rua 41.

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Além da massa de pão, o local acumula lixo, madeira velha e outros objetos que são despejados por caminhões e caçambas de lixo, causando um forte odor no na área. De acordo com o morador Maurício Leal, a casa dos moradores fica repleta de insetos por conta do lixão irregular.

A situação também está sendo a mesma em outro ponto da rua, em frente a uma Igreja Adventista, no entanto, os moradores afirmam que obras já estão sendo realizadas no local, mas o cenário continua a assombrar os residentes da Rua 43.

Leia mais: Vídeo: prefeitura deixa rua do Campos Sales com mais crateras que a Lua

Segundo a doméstica Carla de Lima, a prefeitura iniciou as obras, mas depois, as caçambas da autoridade municipal começaram a despejar lixo no local. “Iniciaram as obras; primeiro começaram a aterrar com barro. Depois, começaram a trazer madeira velha, lixo. Quem trazia eram as caçambas da prefeitura [sic], que seria para aterrar, mas abandonaram”, explicou a moradora.

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

“Na atual gestão, não foi feito nada, está abandonado e o que tá [sic] acontecendo é que virou um lixão a céu aberto”, contou. A moradora ainda comentou que há mais de um ano, o local não recebe serviços de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semuslp). Os moradores chegaram a acionar a Defesa Civil, mas também foram ignorados pelo órgão.

Leia mais: Cidade sem estrutura, Manaus sofre com fortes chuvas deste domingo

Vale lembrar que a Semulsp é o órgão municipal responsável por realizar as pinturas coloridas por toda a cidade de Manaus, e, para tanto, foram desembolsados mais de R$ 27 mil na ação. Porém, enquanto as calçadas recebem o colorido da gestão do prefeito David Almeida, moradores do bairro Nova Cidade continuam enfrentando o problema que se agrava a cada dia.

O Portal Amazonas 1 entrou em contato com a Semulsp para relatar o problema dos moradores com o lixo no local. O órgão afirma que a denúncia já foi encaminhada ao setor operacional da pasta, para que seja programada uma visita ao local, a fim de que seja possível inserir o problema no cronograma de atendimento; mas não deu prazo para cumprir a promessa.

Veja a reportagem: facebook.com.br/portalamazonas1

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter