Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Braga e Omar são destaque no Prêmio Congresso em Foco; Plínio ficou de fora

Dos três senadores pelo Amazonas, Plínio Valério (PSDB) foi o único que não figurou entre os cinco melhores em nenhuma categoria da premiação.

Braga e Omar são destaque no Prêmio Congresso em Foco; Plínio ficou de fora

(Foto: Agência Senado)

Brasília (DF) – Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) foram os dois senadores do Amazonas mais bem avaliados no Prêmio Congresso em Foco. A premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (21) em Brasília. O senador Plínio Valério (PSDB) não ocupou posição de destaque na premiação, ficando de fora dos cinco melhores em todas as categorias.

O Prêmio Congresso em Foco é considerado o mais importante da política brasileira. A edição deste ano premiou 25 deputados e os 15 senadores que mais se destacaram positivamente no exercício do mandato ao longo do ano.

Também foram agraciados os cinco deputados e os cinco senadores mais votados por cada região.

Omar foi escolhido pelo público da internet como o parlamentar de destaque na Região Norte, pelo trabalho em defesa da manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da preservação da Amazônia.

O senador ganhou notoriedade nacional ao presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou a gestão da pandemia no Brasil. Foi após pressão, por meio da CPI, que o governo federal agilizou a compra de vacinas.

(Fonte: Congresso em Foco)

Nas redes sociais, o senador relembrou que foi apontado como o melhor governador do Brasil em 2013. “Estou cumprindo o papel para o qual fui eleito pelos amazonenses. Sigo com o compromisso, com a transparência, a ética e o trabalho incansável pelo povo do Amazonas e do Brasil. Continuaremos firmes na busca por um país melhor. Muito obrigado!”, disse.

Júri especializado

Outro parlamentar do Amazonas premiado, nessa quinta, foi o senador Eduardo Braga. O emedebista foi premiado entre os cinco melhores senadores na avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2023. No segundo mandato como senador do Amazonas, atualmente, Braga é relator da PEC 45/2019 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

(Fonte: Congresso em Foco)

Antes mesmo de aprovar seu plano de trabalho para tramitação da reforma tributária na CCJ, Braga antecipou que a Zona Franca de Manaus será preservada no texto que foi da Câmara e deverá passar apenas por ajustes finais no Senado. Nas redes sociais, o senador compartilhou que estava na expectativa para o anúncio da premiação.

Cem cabeças

Em 2022, Braga também foi eleito um dos “Cem Cabeças”, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que escolhe os parlamentares mais influentes.

Ao Portal AM1, o analista político Helso Ribeiro disse que as pessoas podem gostar ou podem odiar, mas é inegável que Braga adquiriu, ao longo do tempo, uma experiência administrativa e parlamentar.

“Hoje, ele é um líder de um dos partidos mais importantes do Brasil, que é o MDB, é o líder no Senado. Independente dessa pesquisa, ele já era tido como um dos Cem Cabeças do Congresso Nacional, e é bom lembrar que são 513 deputados e 81 senadores”, disse o analista, ao avaliar que Braga tem vida voltada à política, ao parlamento ou a administração.

Helso Ribeiro lembrou que Braga já foi de vereador, deputado estadual, deputado federal, prefeito da capital e governador do estado.

“O Amazonas lucra sabendo que tem um representante atuante. E quem idolatra vai continuar idolatrando e, quem odeia, vai continuar odiando. As pessoas de bom senso vão aplaudir a postura, a luta que tem, às vezes, até contrariando alguns interesses pessoais dessas próprias pessoas”, analisou Helso.

Sobre o Prêmio Congresso em Foco

Puderam concorrer ao prêmio os deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.

Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco e tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania.

LEIA MAIS: