Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cenário

Omar Aziz é o senador favorito para presidir a CPI da Covid

Visto como um nome independente, Omar é um ponto de equilíbrio entre os colegas ligados ao Planalto e à oposição.

Omar Aziz é o senador favorito para presidir a CPI da Covid

Foto: Divulgação

BRASÍLIA, DF –  O senador Omar Aziz (PSD) é o nome mais forte nos bastidores para ser escolhido presidente da CPI da Covid. Especialmente por ser um senador da ala independente, sem ligação direta com o Planalto e nem com a oposição.  Visto como um nome equilibrado, Omar disse esta semana em Brasília que a CPI não pode promover uma “caça às bruxas”.

O senador seria um contraponto ao colega Randolfe Rodrigues (Rede-AP), visto como alguém com sangue nos olhos diante  do presidente Jair Bolsonaro. Randolfe afirma que aceita qualquer papel, desde que a CPI cumpra sua função. “Se o colegiado dos nossos colegas compreenderem que é de bom tom que a gente presida, não tem problema, cumprirei a função. Eu estou disposto a qualquer serviço. É para ser presidente, é para ser vice-presidente, seja para ser relator, que seja para ser apenas membro. Seja para digitar os depoimentos lá, eu estou disposto pra qualquer serviço.” 

Leia mais: Eduardo Braga recusa convite para ser relator da CPI da Covid

Outro ponto polêmico é saber se os trabalhos serão presenciais ou apenas remotos. Com os índices altos de Covid em Brasília, alguns senadores defendem que os trabalhos sejam feitos de forma híbrida.

Leia mais: Bolsonaro ameaça ‘tomar providência’ e chama o Brasil de ‘barril de pólvora’