
(Foto: Divulgação/Semcom)
Manaus (AM) – Com o cenário político das eleições de 2026 se desenhando, o senador Omar Aziz (PSD), que pretende disputar a vaga de governador do Amazonas pela segunda vez, afirmou nesta terça-feira (25), que conta com o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no pleito eleitoral que se aproxima.
Segundo Aziz, ele “não exigiu nada em troca” do seu apoio a David Almeida, que disputava a reeleição para a Prefeitura de Manaus em 2024, mas agora espera que seja recíproco o apoio que deu a ele naquele período, pois foi um “compromisso” firmado entre ambos.
Apesar da declaração de confiança, a aliança entre Omar e David vem sendo alvo de especulações nos bastidores. Isso porque Almeida, que conquistou a reeleição para a Prefeitura de Manaus, passou a ser visto como um nome possível para disputar o Governo do Amazonas em 2026.
“[Ele deve retribuir o apoio?] Literalmente. Eu não exigi nada dele, eu não indiquei vice, eu não indiquei secretário. Ele tem um compromisso: se eu for candidato, ele me apoia. Isso ele disse para mim e tem dito isso. Esse negócio de bastidores, de fofoca… o que importa é o que eu falo com ele e fala comigo. Então, ele tem esse compromisso”, afirmou o senador.
Questionado sobre uma eventual quebra de aliança caso o prefeito resolvesse concorrer ao mesmo cargo, Omar negou a possibilidade, mas fez um alerta indireto: “Eu entreguei o meu partido a ele para dar o tempo de televisão, não exigi nada, então, eu não vejo muita dificuldade [em entender isso]”. Eu e o David não somos mais crianças de entrar nessas picuinhas”, justificou o político sobre especulações a respeito de sua aliança com o chefe do Executivo municipal.
Repetição do cenário de 2018?
A relação entre Omar Aziz e David Almeida tem uma história marcada por altos e baixos. Em 2017, David, então presidente da Assembleia Legislativa, ficou no comando do Estado interinamente, após a cassação do governador José Melo.
Durante sua breve gestão, houve resistência da política de base de Omar no governo. Como ex-presidente da Aleam, David tinha boa relação com alguns parlamentares, mas a base de Omar e Melo tentou barrar medidas do governo interino, dificultando sua governabilidade.
No ano seguinte, em 2018, ambos estiveram em lados opostos na disputa pelo governo. David concorreu pelo PSB e ficou em terceiro lugar, enquanto Omar Aziz, pelo PSD, ficou em quarto. O vencedor daquelas eleições foi Wilson Lima (União Brasil), que derrotou Amazonino Mendes no segundo turno.
Agora, com David Almeida fortalecido politicamente após sua reeleição como prefeito de Manaus e Omar Aziz buscando retomar o governo, a possibilidade de um novo debate entre os dois não está descartada, mas é negada por ambos até o momento.
Se David decidir disputar o cargo em 2026, a aliança entre os dois pode ser colocada à prova, reeditando o cenário político de 2018.
LEIA MAIS:
- David e Omar vivem aliança que pode virar disputa acirrada pelo Governo do AM em 2026
- Encontro de Omar, David, Lula e Braga é um ensaio do plano político para 2026
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.