Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Mundo

ONU discute nesta quinta ameaça de invasão da Guiana pela Venezuela

Nessa quinta-feira (7), a Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou que é "ilegal" e "ilegítimo" o referendo realizado por Nicolás Maduro para anexar parte da Guiana.

ONU discute nesta quinta ameaça de invasão da Guiana pela Venezuela

(Foto: Vitor Abdala/ Agência Brasil)

Manaus (AM) – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne nesta sexta-feira (08), às 17h00 (horário de Brasília), para discutir a ameaça de invasão da Venezuela na região de Essequibo, na Guiana.

A solicitação da reunião foi feita pela representação da Guiana e analisada pelo Equador, país que ocupa a presidência rotativa do conselho em dezembro.

Nessa quinta-feira (7), a Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou que é “ilegal” e “ilegítimo” o referendo realizado por Nicolás Maduro para anexar ou não Essequibo.

Em um comunicado, a OEA considera que a posição agressiva de Maduro coloca tensão e causa preocupação para a segurança nacional”.

Em 2015, a ExxonMbil descobriu jazidas petrolíferas em Essequibo. Oito empresas já foram autorizadas pela Guiana para explorar petróleo na área ameaçada de invasão.

Nessa quinta, o Exército Brasileiro detectou o aumento de tropas da Venezuela na fronteira com a Guiana. Apesar do Exército não considerar um indicativo de conflito militar, o Brasil reforçou as tropas na região e o número de veículos blindados.

LEIA MAIS: